Núcleo de Tecnologia Municipal entrega certificados de conclusão de curso

19/12/2012 10:46:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, certificou 444 participantes de quatro cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). A solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Elaboração de Projetos, Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as Tic´s e Suporte Técnico Pró-Info, Curso de Elaboração de Objetos de Aprendizagem - Software de Apresentação - em EAD e Informática Básica aconteceu nesta segunda-feira (17), na sede da secretaria.

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), desenvolvido por meio da parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, comemora os resultados do atendimento oferecido no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o NTM se destacou nos últimos anos por apresentar um saldo positivo diante do uso e processo ensino-aprendizagem digital.

— Esta festividade é muito significativa e simbólica, pois uma educação que pretende ser eficaz e transformadora, para formar novos homens e novas mulheres, não pode abrir mão, de forma alguma, das novas tecnologias educacionais. É a ferramenta do presente e também do futuro. E são mais de 400 professores se formando e esse é um percentual muito significativo dentro da rede municipal — disse o secretário.

De acordo com a estatística do Sistema de Informação do Proinfo Integrado, referente aos anos de 2010 a 2012, Macaé está em primeiro lugar em atendimento aos alunos (cursistas), dentre os 93 municípios do estado do Rio de Janeiro. Na lista, Macaé aparece como o município que mais ofereceu cursos no decorrer destes últimos dois anos. Ao todo, 1.201 alunos passaram pelas semipresenciais e oficinas itinerantes. Dados a se comemorar, como explica o coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues.

— Trabalhamos para que estes alunos tenham sempre o melhor, com empenho, dedicação e abnegação de uma série de coisas para se dedicar exclusivamente a este trabalho. E os números tão expressivos alcançados ao longo destes anos nos coloca como o primeiro no Estado. Isto mostra a nossa vontade em fazer algo para uma Macaé melhor, com uma educação de qualidade — afirmou José Vicente.

De fato, os atendimentos foram ampliados expressivamente no decorrer destes dois anos de existência do NTM, que contou com 60 alunos no ano de 2010 e 114 no ano de 2011. Já em 2012, foi alcançado o número de 444 alunos participantes. “Acredito que as conquistas que estão sendo vistas agora, se devem ao fato de, na história do NTM, termos consolidado um grupo de tão boa qualidade. Além de uma formação muito sólida, são todos muito dedicados e enfrentam diversos desafios para desenvolver o trabalho. Este é o segredo para alcançarmos um número tão expressivos de alunos concluindo o curso”, pontuou o coordenador do NTM, Alex Bogado.

Durante a entrega dos certificados, os formandos fizeram questão de reafirmar o quanto os cursos serão importantes em suas vidas. “Este curso foi de grande valia, não só para mim, mas para todos que fizeram. Todo este conhecimento só engrandece nosso trabalho e nos capacita para nossa atuação na escola”, disse Derkian Ouverney Riguette.

A colega de curso, Viviane de Cássia, também agradeceu a oportunidade. “Tenho que agradecer a Secretaria de Educação e ao NTM por ter tido a oportunidade de fazer este curso, que será de grande importância para todos nós. Isso nos incentiva a uma busca contínua da aprendizagem, além, é claro, de enriquecer nosso trabalho, que ficou muito melhor junto aos alunos”, completou.

No próximo ano letivo, o curso deve contar com a abertura de oito turmas, cuja previsão é atender 240 participantes no primeiro semestre. Outra ação para 2013 será a continuidade dos cursos itinerantes nas 54 escolas municipais que contam com laboratórios de informática,

— As perspectivas já estão sendo consolidadas, pois já propusemos quantos alunos teremos como demanda para o ano que vem. Cada um de nossos formadores já está cobrindo uma turma com 30 alunos, em média, o que dá em torno de 240 alunos para fevereiro — finalizou Alex Bogado.