Nupem oferece curso para equipe da Serla

09/11/2005 16:58:25 - Jornalista: Assessoria Nupem

Técnicos da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) estão participando até a próxima sexta-feira, dia 11, de um curso promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). O curso oferece conhecimentos teóricos e práticos sobre um dos ecossistemas mais ameaçados do Estado, que são as lagoas costeiras.

Temas como comunidades aquáticas, degradação ecológica e sanitária, espécies indicadoras de degradação ambiental, alteração dos ciclos biogeoquímicos em decorrência da poluição e métodos de recuperação e preservação das lagoas costeiras estão sendo discutidos neste curso. “ Estamos fazendo um verdadeiro internato em Ecologia de Lagoas Costeiras”, disse o coordenador do NUPEM, professor Francisco Esteves.

Grande parte do curso será ministrada por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia, que tem nos ecossistemas do município de Macaé um verdadeiro laboratório natural para desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado. “Este curso é uma importante oportunidade para os nossos alunos disponibilizarem seus conhecimentos à sociedade”, comentou Esteves.

De acordo com ele, a iniciativa de realizar este curso partiu da presidência da SERLA, que reconhecendo a excelência das atividades desenvolvidas pelo NUPEM/UFRJ viu uma possibilidade de qualificar seus técnicos, que no seu dia-a-dia necessitam de conhecimentos atualizados sobre a Ecologia das lagoas fluminenses.

O NUPEM vem há mais de uma década desenvolvendo pesquisas nas lagoas costeiras do Norte Fluminense. Em função das intensas atividades de pesquisas, ensino e de extensão o órgão tornou-se um centro de referência em Ecologia de Lagoas Costeiras no Brasil e exterior. “Agora chegou a hora de repassar para os técnicos dos órgãos responsáveis pela gestão ambiental de nosso Estado os conhecimentos mais fundamentais para que o seu gerenciamento seja realizado com maior embasamento ecológico”, disse o professor Esteves.

Com a estruturação do NUPEM/UFRJ como centro de referência em Ecologia, os conhecimentos científicos nesta área passaram a fazer o caminho inverso, a aquele que era feito há séculos, ou seja, da capital para o interior do Estado. Agora já é possível o interior fornecer conhecimentos ecológicos que podem ser transferidos para várias regiões, inclusive para a capital, onde são aplicados na atenuação de impactos ambientais. Como exemplo, pode ser citado os conhecimentos gerados através das pesquisas na lagoa Imboassica em Macaé, que serão utilizados para recuperar as lagoas da capital, como as lagoas de Jacarepaguá, Tijuca, Rodrigo de Freitas, entre outras.