Nupem-UFRJ lança livro na Cidade Universitária

19/04/2017 17:24:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Debate sobre a universidade no contexto das políticas sociais é promovido

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou nesta quarta-feira (19) o livro “Problemas Globais, Enfrentamentos Locais e a Universidade Pública – o Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas da UFRJ Macaé e Outros Projetos Extensionistas”, organizado por Erotildes Maria Leal e Ruth Escudero. O lançamento aconteceu no Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária.

Uma mesa-redonda sobre “Relação Universidade-Cidade no Contexto da Crise das Políticas Sociais: o Caso da Atenção Integral em Álcool e Outras Drogas” foi promovida. O tema foi abordado por Francisco Esteves, Hugo Sant'Anna Alves, Pedro Gabriel Delgado e Ruth Escudero. O evento foi coordenado pela professora Erotildes Leal e, após o debate, foi realizada tarde de autógrafos.

As organizadoras da coletânea falam, no livro, que a ideia do trabalho é “formar profissionais capazes de abordar a temática das drogas como questão da saúde pública, em toda a sua complexidade, a partir da universidade, mas com o olhar voltado para os territórios vivos e reais onde o fenômeno se apresenta com a força do seu colorido local. Exigiu reflexão sobre o papel da própria universidade e sobre a função dos projetos extensionistas”.

O livro faz parte do Centro Regional de Referência (CRR) para formação de profissionais que atuam com usuários de álcool e outras drogas no Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o CRR – UFRJ Macaé, projeto realizado através da parceria da universidade e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.

A Cidade Universitária faz parte da gestão da prefeitura que referencia Macaé, Cidade do Saber e do Conhecimento, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas