O espetáculo "Salém, Além das Bruxas" estreia nesta sexta-feira

08/12/2016 15:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Montagem se posiciona de maneira crítica em relação à intolerância religiosa

Uma triste realidade da nossa história será encenada pelos alunos formandos da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura. A peça "Salém, além das Bruxas" é uma adaptação do texto escrito em 1953 pelo dramaturgo norte-americano Arthur Miller. O espetáculo posiciona-se de maneira crítica em relação à intolerância religiosa, com quatro apresentações, sexta-feira (9) e sábado (10), às 18h30 e 20h30, no Teatro Municipal de Macaé. A entrada é gratuita e a classificação é 12 anos.

A turma 2015 é a décima-quarta formada pelo Curso Técnico de Teatro da Emart, que ano a ano firma sua tradição no desenvolvimento de atores e atrizes em Macaé. De acordo com o coordenador do curso, Marcelo Athaualpa, no processo de montagem foram utilizados recursos estilísticos Épicos, onde se aplicam estudos da poética cênica do dramaturgo Bertold Brecht, e também Performáticos, com ritualidade pinçadas em Antonin Artaud e Jerzy Grotowski.

As Bruxas de Salém retrata eventos ocorridos no vilarejo de Salém, Massachusetts-EUA, no ano de 1692, quando aquela comunidade foi tomada por um surto de histeria coletiva que levou à prisão de 150 pessoas e o enforcamento de outras 20, condenadas pelo crime de bruxaria.

Os alunos passaram por seis meses de intensos ensaios, com investigação dos personagens. A ideia é traçar linhas de intertextualidades entre Salém de 1692, os Estados Unidos dos anos 50 e o Brasil dos dias atuais. A montagem se posiciona de maneira crítica em relação à intolerância religiosa. A história revela que é preciso estar atento à questão da diversidade cultural e como a falta de tolerância pode gerar fenômenos históricos lamentáveis.

- Para nós importa entender de que modo o fanatismo religioso dá margem para eventos de histeria coletiva, gerando o perigo (este sim eminente) de um estado supostamente laico. O interessante é saber em que medida a justiça deixa de ser "justa" e passa a ser regida tão somente pelo desejo de vingança. As bruxas nunca existiram. A perseguição sim. Por isso é preciso treinar nossa percepção. E cada vez mais entender Salém para além das bruxas - acrescenta Marcelo.

Atriz formanda, Jaqueline Souza retrata sua experiência na montagem. "Nessa peça é tudo muito forte. O texto é forte, os personagens são fortes. É um misto de protesto, desabafo e indignação em face da injustiça, que somente a arte pode transmitir", frisou.

FichaTécnica

Elenco


Guilherme Areias

Jaqueline Souza

Julie Silveira

Lorrany Mothe

Magno Moreira

Viviane Santos

Atores convidados

Amanda Brandão

Carol Souza

Léo Mendes

Fotos:

Carol Rainha

Direção e Adaptação

Marcelo Atahualpa

Cenografia, figurino e iluminação

Criação Coletiva

Emart - A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) é uma escola de artes cujo acesso é inteiramente gratuito. A unidade oferece diversos cursos na área de artes em nível técnico profissionalizante e em nível de iniciação. Os cursos oferecidos são: Teatro (Técnico e iniciação); Instrumentos Musicais (Técnico e iniciação); Canto (Técnico e iniciação); Pintura em tela (Iniciação).

Os cursos são reconhecidos pelo MEC e fiscalizados pela Supervisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.


Fotos Relacionadas