Obras das casas populares estão em ritmo acelerado

19/08/2005 15:43:59 - Jornalista: Janira Braga

A construção das casas populares do Bosque Azul está em ritmo acelerado. As casas estão em três fases distintas de construção. De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, em um conjunto de casas, as construções estão na base. Em outro, a empreiteira está fazendo as fundações. E no terceiro, as casas já estão recebendo as esquadrias.

“Junto com a construção das casas, estamos preparando toda a infra-estrutura urbana do condomínio”, ressaltou o prefeito Riverton Mussi, que visitou as obras nesta sexta. Está em andamento a construção das redes de esgoto e de águas pluviais. A prefeitura vai construir também uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o local. A rede de água potável será feita pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Após a conclusão das casas, a prefeitura vai executar os equipamentos comunitários para a localidade, como creche, área de lazer, posto de saúde, entre outros. O prefeito lembrou que o condomínio habitacional inclui sete casas adaptadas para portadores de necessidades especiais, cem unidades de um quarto e duzentas de dois quartos. “Todas as casas podem ser ampliadas porque são construídas em sistema modular”, explicou Riverton, acrescentando que a mão-de-obra usada na construção das casas é formada por profissionais do entorno do Ajuda. Estão sendo gerados 250 empregos diretos na obra.

O pedreiro Gidásio de Souza é um desses profissionais. Morador do Águas Maravilhosas, Gidásio vai de bicicleta todos os dias para o trabalho. “Foi uma grande oportunidade trabalhar aqui porque moro perto e assim, não gasto nem com passagem e nem perco tempo”, comentou.

Moradores de área de risco serão beneficiados

Moradores de áreas de risco, como a população ribeirinha – que sofreu com a última enchente - e ocupantes de Áreas de Preservação Permanente (APP) serão beneficiados com as casas populares. A prefeitura também estuda a possibilidade de construir uma saída do condomínio para o bairro Aeroporto.

As 307 casas estão sendo construídas em uma área de 150 mil metros quadrados. Para o secretário de Obras, a localização é privilegiada, ficando próximo ao Pólo Industrial de Cabiúnas, com fácil acesso ao Pólo de Serviços do bairro Cavaleiros e perto do Pólo de Serviços do Lagomar.

O objetivo do prefeito é chegar a duas mil unidades habitacionais nos próximos anos, usando terrenos em anexo ao que está abrigando o primeiro montante de residências, no Bosque Azul. A previsão da entrega das casas é no final de setembro.