Obras movimentam o Nova Esperança para mudar a comunidade

24/10/2014 15:41:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As obras são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social

As obras na Nova Esperança, comunidade situada na zona norte da cidade e que faz parte do Setor Administrativo 06,vem mudando a localidade. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação, as obras começaram em 4 de julho de 2013, e são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, com contrapartida da prefeitura. O término das obras está previsto para julho de 2015.

As obras de requalificação urbana da Zeis 4 (Zona Especial de Interesse Social 4) são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e incluem construção de redes de água pluvial e de esgoto, pavimentação de ruas, construção de minivila olímpica, escola, creche, área de lazer, unidade básica de saúde, abastecimento de água, construção de unidades habitacionais, atendendo moradores que residiam em áreas de risco, entre outras intervenções, como a construção de piscinões ou tanques de drenagem.

De acordo com a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, as obras acontecem em duas frentes de obras. A primeira acontece nas ruas, em obras de infraestrutura urbana, com instalação das redes de drenagem e de esgoto e de abastecimento de água potável. Essa frente atende também a construção da Unidade Básica de Saúde – UBS2. A segunda atende à drenagem do bairro, com construção dos tanques de drenagem. Está em fase de conclusão o piscinão ou tanque 1. Em relação às redes de abastecimento de água, estão sendo instaladas as tubulações, porque o abastecimento é feito pela Cedae, que já vem construindo a nova adutora para ampliar o abastecimento na cidade.

Várias ruas recebem obras como a São João Batista, a Boa Esperança e a São Bernardo, entre outras. As redes já estão prontas, as ruas recebem meios-fios e calçadas e estão sendo preparadas para o calçamento que será em paralelos, atendendo, de acordo com Alessandra Aguiar, a premissa das obras do PAC, já que o paralelo possibilita a melhor infiltração das águas de chuva, dificultando os alagamentos, e facilita novas ações nas ruas. “Isso é uma exigência do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC”, pontuou a secretária Alessandra.

Alessandra Aguiar ressalta que a secretaria vem realizando reuniões com os moradores para regularizar as questões fundiárias e que os títulos serão entregues aos proprietários dos terrenos há muitos anos. “As áreas vazias não podem ser ocupadas, porque serão usadas para a construção dos equipamentos sociais, como unidades de saúde, escolas, áreas de lazer. Isso é uma exigência das obras do PAC e os casos estão sendo analisados por equipe técnica da secretária, em reuniões regulares com os moradores. Para as áreas ocupadas de forma irregular, não existe indenização. Estamos acompanhando caso a caso para titular os que possuem propriedade de direito e oferecer acolhimento social, em nova unidade habitacional, às famílias mais carentes”, disse Alessandra.

Outra melhoria no Nova Esperança é a Unidade Básica da Saúde, UBS, que está sendo construída em terreno central. Na UBS2 de Nova Esperança vão funcionar duas equipes do Estratégia Saúde da Família. A obra está adiantada e o prazo para conclusão é início de 2015.

Além das ações de infraestrutura o projeto do Nova Esperança prevê também a criação de acessibilidade ao bairro, com a urbanização da Rua Medeiros, no trecho que liga a ponte atrás do Estádio Cláudio Moacyr até a Linha Azul, visando atender ao anel viário que será criado no bairro. O bairro Nova Esperança é uma grande ilha e o anel viário dará acessibilidade à comunidade.


Fotos Relacionadas