Oficina do Plano Diretor chega ao Botafogo

04/07/2005 15:26:18 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta terça-feira (5) será realizada mais uma oficina de mobilização do Plano Diretor. Desta vez o evento acontece no Colégio Municipal Botafogo, às 18h30. A equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) fará uma apresentação do que é o Plano Diretor e ouvirá os moradores sobre as necessidades dos bairros.

Além de atender a comunidade do Botafogo, a oficina também é direcionada para a população do Proletariado, loteamento Botafogo, Vila Virgem Santa, Malvinas e Romão. A realização de oficinas nos bairros faz parte das etapas de elaboração e construção do Plano Diretor. O Plano Diretor é um processo alicerçado em estratégias de trabalho participativo, envolvendo governo e sociedade.

Nos próximos meses serão realizadas cerca de 24 oficinas que abrangerão todas as localidades do município. Paralelo a isso, a construção do Plano Diretor de Macaé terá outras oficinas (com os delegados dos bairros), câmaras temáticas, audiências públicas e a II Conferência da Cidade de Macaé. O anteprojeto de Lei do Plano Diretor deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para ser votado em novembro.

O Plano Diretor é um instrumento de gestão, de caráter jurídico que norteia e orienta o desenvolvimento futuro do município.

- Precisamos de um Plano Diretor porque Macaé cresceu e cresce diariamente, e no momento atual há uma necessidade de buscarmos opiniões da comunidade e dos segmentos produtivos e geradores de emprego e renda. Temos que juntar isso dentro de um grande documento chamado Plano Diretor- explica o coordenador Hermeto Didonet.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do município. Para isto, tem como premissa compreender as funções econômicas e sociais do espaço urbano, as características e aptidões ambientais do território e seus componentes naturais, as forças sociais atuantes e as estruturas e tendências do crescimento e desenvolvimento econômico.