Olga Benário se destaca na XIII FECTI

10/12/2019 11:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Na programação foram apresentados 80 trabalhos

As equipes da Escola Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto) ganharam medalhas da XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), realizada neste final de semana no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ). A equipe que apresentou o projeto "Óleo de cozinha usado: impacto x aproveitamento", ganhou o segundo lugar na categoria 'Ciências no Ensino Fundamental II para turmas de 6° e 7° ano'. Já o representante do trabalho "Plantas alimentícias não convencionais" faturou o prêmio de Iniciação Científica. A programação é reconhecida como a maior feira de ciência e tecnologia do estado e uma das principais do país.

A equipe do projeto "Plantas alimentícias não convencionais" é integrada pelos estudantes Sarah Lavínia Clein Ana Eduarda Batista Pereira, Clara Izabel Clein Aguiar e a professora Patrícia Coutinho. Já o trabalho ligado ao óleo de cozinha conta com os alunos Lázaro Machado Cunha Portela, Nina Vieira e as professoras Patrícia Coutinho e Denise Motta. Durante a Fecti foram apresentados 176 trabalhos, divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – as quatro últimas voltadas para estudantes do ensino médio e técnico. Todos os trabalhos foram realizados por alunos com o suporte de professores.

Os representantes de Macaé foram para Fecti após terem sido selecionados por uma comissão especial durante a Feira de Ciências de Macaé (Fecimac), realizada em outubro, na Cidade Universitária, com a participação de 15 escolas municipais. O projeto "Plantas alimentícias não convencionais" recebeu a medalha de ouro na Fecimac e o trabalho "Óleo de cozinha usado: impacto x aproveitamento" ganhou a terceira colocação. Na programação foram apresentados 80 trabalhos nos segmentos Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Correção de Fluxo Escolar e Ensino Médio das escolas municipais.

A Escola Municipal Olga Benário Prestes conta com 570 alunos do 6º ao 9º ano e 52 professores. Para os diretores Márcio Fidélis (geral) e Delaine Miranda, este ano a "Olga Benário" está comemorando todas as conquistas. "Estamos comemorando o quinto ano de funcionamento da unidade com prêmio Prêmio Paulo Freire, do professor Antônio Cardoso, destaque na exposição fotográfica "Negrxs brilhantes - passado, presente, futuro", e agora temos as medalhas na Fecimac. Estamos nos preparando para formatura do 9º ano no dia 19 e torneio de futebol no dia 14", lembraram.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal está de parabéns por tantas conquistas e experiências positivas neste ano letivo de 2019. Ele lembrou que programações como feiras de ciência possibilitam o contato dos estudantes com diferentes vivências e conhecimentos. "Conseguimos aproximar a comunidade escolar em espaços de incentivo, criatividade e iniciações científicas e tecnológicas", destacou.

A FECTI é reconhecida em todo país por contribuir na formação dos alunos e também para a prática pedagógica e formação geral dos professores. Durante a programação foram realizadas premiações específicas, troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada uma das seis categorias, medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria, prêmio Divulgação Científica com medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto escrito elaborado segundo as Normas e modelos para elaboração de trabalho para a XIII FECTI.

Na lista também está o prêmio "Meninas na Ciência" com medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacaram na I FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência, além de bolsas CNPq para alunos autores do Ensino Médio/técnico.Alguns projetos também foram indicados para participar de feiras no país como "Febrace", "Ciência Jovem" e Mostratec".