Orquestra de Choro encanta público do Fest Verão

20/01/2006 22:23:00 - Jornalista: Janira Braga

A Orquestra de Choro Viriato Figueira fez uma apresentação digna de um grande concerto na noite de hoje (sexta, 20) na inauguração da Arena da Cultura do Fest Verão 2006, na Linha Verde. Os 32 músicos, que usaram instrumentos como violão, flauta, clarineta, bateria, baixo e percussão, apresentaram sinfonias, que assumiram formas e desenvolvimentos inusitados, encantando o público.

Instrumentos de cordas se juntaram a outros de sopro e percussão, que deram a harmonização do espetáculo. “Flor do Abacate”, de Álvaro Sandim, “Naquele Tempo”, de Pixinguinha em parceria com o macaense Benedito Lacerda, e “Morcego”, de Irineu de Almeida, tiveram releituras apresentadas pelos músicos. “Nossa proposta é resgatar um pouco alguns estilos musicais que andam esquecidos como o choro, o samba, a valsa e a bossa nova”, explicou o regente da Orquestra, Jean Carlos Chaves Batista, o Jean Macahe, que também é coordenador de atividades artísticas do Conservatório Macaé de Música.

O regente explicou que a orquestra foi criada há seis meses para “levantar a bandeira da MPB”, além dos outros estilos da alta cultura. Jean explicou que a orquestra tem o nome Viriato Figueira por ser um dos primeiros cantores de choro do Brasil, nascido em Macaé.

Para a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, a presença da Arena da Cultura no Fest Verão contribui para fortalecer o trabalho de incentivo à arte na cultura macaense. “Buscamos levar e oportunizar as manifestações culturais para os jovens e não poderíamos deixar de participar de um evento grande como o Fest Verão”, avaliou.

Para o estudante Erick de Souza, de 16 anos, a apresentação da Orquestra de Choro inseriu, no primeiro dia de Fest Verão, cultura boa de graça para a população. “Eles tocaram muitas músicas conhecidas em uma visão muito bonita. Os músicos estão de parabéns”, disse.

A apresentação da orquestra – que é mantida pela Fundação Macaé de Cultura como uma atividade da Escola de Artes Maria José Guedes - teve participação de músicos da Sociedade Musical Nova Aurora. As polícias militar e civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde estão apoiando o Fest Verão 2006, cuja entrada é gratuita.