Oscar Cordeiro comemora aprovação de alunos para CAP e IFF

26/12/2019 17:18:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: Bruno Campos

Ciep Oscar Cordeiro teve 16 aprovados para o Colégio de Aplicação

A Secretaria Municipal de Educação está registrando e comemorando as excelentes pontuações e aprovações obtidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nos processos seletivos para o Colégio Aplicação (CAp) e Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé), ambas instituições públicas com as seleções mais procuradas do município. A expectativa é que o número de aprovados seja maior que no ano letivo de 2018. Entre as escolas está o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto) que teve 16 aprovados para o Colégio de Aplicação (CAp).

As boas notas e classificação também foram registradas em outras unidades como o Colégio Maria Letícia Santos de Carvalho (Novo Cavaleiros), Escola Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste), Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Olga Benário Prestes (São José do Barreto), Engenho da Praia, entre outras.

O secretário de Educação, Guto Garcia, atribui a boa colocação do Ciep Oscar Cordeiro na prova para o CAp ao compromisso dos profissionais e equipe gestora, além do desenvolvimento de projetos pedagógicos específicos na unidade. "Este ano foi lançado o projeto 'Oscar Cordeiro Dez', um plano de ações práticas e contínuas que segue a realidade da unidade escolar em prol da melhoria do processo de ensino-aprendizagem", ressalta. Em 2019, a escola recebeu ainda melhoria da estrutura como pintura, manutenção com reparos hidráulicos, elétricos e substituição de vidros e persianas.

Entre as intervenções no "Oscar Cordeiro" previstas para continuar no ano letivo de 2020 estão: reforço do efetivo da guarda municipal e melhoria da estrutura da escola, aulas extracurriculares com atletismo, mediação escolar, realização de palestras sobre valores e atitudes, atuação especial do grupo de contadores de histórias da Secretaria de Educação, acompanhamento de assistentes sociais com os pais dos alunos e aprofundamento no contraturno (horário divergente ao de aula).

Segundo Guto Garcia, a iniciativa também segue a proposta de estudar medidas preventivas, que possam contribuir com o funcionamento das unidades e aproximação da comunidade escolar. "As ações visam a melhoria da escola como um todo, primando para o bem-estar dos alunos e profissionais", pontua.

Colégio Aplicação - A classificação de todos os alunos é motivo de orgulho para pais, responsáveis e profissionais de ensino. O colégio está entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense. O CAp ofereceu, gratuitamente, 100 vagas para a 1ª série do Ensino Médio.

O CAp funciona em horário integral e a seleção é anual, feita por meio de edital público. Em 2020, o CAp vai completar 10 anos de fundação e passará funcionar na Cidade Universitária, mantida pela Prefeitura de Macaé.