Outubro Rosa recebe programação especial no Polo Municipal de Oncologia

05/10/2015 12:14:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Ações buscam conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama

O Polo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidades realizou na manhã desta segunda-feira (5), palestras, café da manhã e oficinas de artesanato em comemoração ao Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

A coordenadora do polo, Ana Terra, contou que os usuários tiveram a oportunidade de saborear um delicioso café da manhã e assistir às palestras com o oncologista clínico Gustavo Drummond, e a fisioterapeuta, Fabrine Albuquerque. "É importante termos esse momento para aprender mais, criar essa cultura de prevenção e nos confraternizamos", destacou, Ana.

O oncologista clínico Gustavo Drummond disse que o objetivo da sua palestra foi conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. " A prevenção é realizada através do exame clínico feito pelo ginecologista e a mamografia. Quanto mais cedo for detectado o câncer de mama, mais chances a paciente terá de se curar", informou, acrescentando que o ideal é fazer o exame de mama aos 40 anos, mas se a pessoa tiver um caso de câncer de mama na família. Neste caso, a recomendação é fazer a mamografia aos 35 anos de idade.

A usuária do Polo Municipal de Oncologia, a professora aposentada Sueli Borges, conta que descobriu que estava com a doença há seis anos.

- Aqui tenho a oportunidade de fazer aulas de alongamento, fisioterapia e de fazer novas amizades, interagir com outras pacientes e compartilhar nossas experiências. Hoje, estou bem e procuro me alimentar melhor e gosto muito de participar do momento Café da Tarde do polo, que possibilita cada paciente transmitir sua experiência em um bate papo em que todo mundo se ajuda. Saí dessa doença fortalecida e nem sabia que possuía tanta força interior - comentou Sueli.

O Polo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidades funciona na Rua Visconde de Quissamã, 674, Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. No local, são atendidos pacientes encaminhados com o diagnóstico fechado de câncer. Os serviços oferecidos são: médicos oncologista, urologista, cardiologista, dermatologista, clínico geral, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, serviço de ostomia e bolsa de colostomia.

Programação segue nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (6), a programação do Outubro Rosa continua com uma caminhada de conscientização. A concentração será às 8h no início do calçadão da Avenida Rui Barbosa com a Rua Silva Jardim. A Secretaria de Saúde convida toda população a participar, se possível, com uma peça de roupa na cor rosa.

O Outubro Rosa — O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


Fotos Relacionadas