Pacientes do Centro de Referência do Diabetes visitam Solar dos Mellos

05/05/2005 17:38:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O grupo de mulheres diabéticas do Centro de Referência do Diabetes,da Secretaria de Saúde de Macaé visitou no dia cinco de maio o Solar dos Mellos, que faz parte da Secretaria de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Macaé.

Segundo a assistente social e coordenadora do Centro, Beth Gavazzi, o objetivo da visita é levar lazer e cultura para a clientela do Centro. A visita foi guiada pela professora de história Gisele Muniz que explicou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da instituição.

Gisele falou da história do Solar desde sua edificação em 1891, o estilo arquitetônico, até a sua desapropriação em 1999 e restauração. No Solar dos Mellos estão abrigados o Museu da Cidade de Macaé e o Centro de Memória Antônio Alvarez Parada.

A aposentada Gilda Ferreira se emocionou ao lembrar que era amiga de uma das moradoras do Solar e que freqüentava o local. “Gostei muito de voltar aqui, sempre achei muito bonito este prédio e fico feliz em ver o interesse do poder publico em resgatar a história de nossa cidade”, disse.

CRD - O Centro de Referência do Diabetes conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, podólogo, professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, endocrinologista, assistente social, técnico de enfermagem e pessoal administrativo. Segundo a coordenadora do Centro, Beth Gavazzi, atualmente existem mais de seis mil pessoas cadastradas no programa, distribuídas pelas unidades básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.