Parceria Cetep e Cozinha Brasil é sucesso na praça

28/11/2019 15:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Nesta sexta-feira (28) a oficina acontece das 9h às 13h

Termina nesta sexta-feira (28) o projeto Cozinha Brasil na Praça Washington Luiz, no Centro. A equipe técnica que atua na carreta ministrou nesta quinta-feira (27) a oficina de "Aproveitamento Integral de Alimentos". A programação que é considerada sucesso de público em Macaé tem o objetivo de destacar orientação alimentar, prevenção e qualidade de vida. Na sexta, a oficina acontece das 9h às 13h.

O projeto Cozinha Brasil consiste em cursos que ensinam o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios e respeitando as diferenças regionais e de estações. Durante a oficina, ministrada pela nutricionista Natália Coelho e cozinheira Rizomar Pereira, os participantes têm acesso a técnicas de utilização de casca, sementes e talos na alimentação do dia a dia. Entre as receitas apresentadas estão o suco da horta e o bolo de abóbora com chocolate.

Na oportunidade eles receberam dicas sobre como escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação;aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos e o consumo de alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene.

A programação foi elogiada pelos participantes. Entre eles estavam Rosemary de Sá Mendes. "Fiz questão de me inscrever. Quero aprender mais sobre alimentos saudáveis e aproveita-los da melhor maneira. O curso vai me ajudar muito. O Cetep está de parabéns. Já fiz curso de Panificação, agora estou no de "Produção de Geleias" e faço questão de aproveitar estas oportunidades para entrar no mercado de trabalho", conta.

Da mesma opinião é Mateus de Almeida. Cozinheiro de formação, o jovem de 25 anos lembra que logo se interessou pela oficina. "Quanto mais conhecimentos, melhor para nossa profissão. Gostei muito desta oficina", pontua ao lado de Natália Lindiberg, que além da "Cozinha Brasil" também se inscreveu para as oficinas de Doces Finos, Libras e Aplicação na Parede, que serão ministradas na 3ª Jornada Tecnológica e Profissional do Cetep .

A Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, recordou que cerca de 300 alunos já passaram pelo "Cozinha Brasil" em Macaé. "Esta é uma semana muito positiva pois estamos com cursos da 3ª Jornada Tecnológica e Profissional do Cetep, uma oportunidade para aqueles que desejam começar 2020 com novos conhecimentos no curriculum. Já o "Cozinha Brasil" é de suma importância, pois além de contemplar a reeducação alimentar destaca receitas possíveis e baratas. Percebemos que as áreas da beleza e da alimentação se tornaram grandes possibilidades de aumento e geração de renda", comentou.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (Cetep) da Educação; Projeto Centro de Esporte e Educação, Firjan SESI e a Petrobras.


Fotos Relacionadas