Parceria com a Cultura populariza o Festival Varilux

18/06/2019 16:22:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

'Boas Intenções' será exibido nesta quarta-feira (19) às 18h

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado em cerca de 80 cidades brasileiras. Em Macaé, pela primeira vez, o evento saiu das tradicionais salas de projeção e se popularizou como atração itinerante, sendo levado ao público de forma ampliada com quase o dobro de exibições. Os 17 títulos do catálogo Varilux 2019 foram apresentados em 30 sessões. A programação, que constou de longas metragens recentes e inéditas no país, foi aberta no dia 6 de junho, no Teatro Municipal de Macaé, onde está marcado o encerramento para esta quarta-feira (19) com exibição de “Boas Intenções” (18h) e “Inocência roubada” (20h), a preço simbólico de R$ 5 a entrada. As sessões itinerantes foram todas gratuitas.

"A décima edição do Festival Varilux chegou até nós por meio da Aliança Francesa, consolidada como apoiadora em diversas cidades. E certamente, essa parceria veio num momento oportuno por ter possibilitado antecipar um projeto sociocultural que estava prestes a ser inaugurado, o Cinema na Rua, viabilizado pela aquisição que fizemos de um projetor e telão inflável", comentou o secretário municipal de Cultura, Thales Coutinho. Ele enfatizou que boa parcela do sucesso dessa empreitada se deve ao empenho da sua equipe de trabalho, já que não houve terceirização de mão de obra. Segundo o secretário, “o festival proporcionou ainda destacar o município de Macaé no cenário audiovisual do país, o que foi mais um motivo de satisfação”.

As projeções ao ar livre do Cinema de Rua levaram o Festival Varilux ao Espaço de Convivência das Malvinas (duas sessões), ao patio do Solar dos Mellos (quatro) e em sessão única na Praia dos Cavaleiros (posto 2). Os cerca de mil espectadores macaenses foram conferir a programação e puderam confirmar a qualidade do cinema francês, principalmente pela diversidade e sensibilidade estética das produções.