Parceria institucional reúne idosos em palestra de educação e saúde

26/03/2015 16:50:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A parceria do Centro de Convivência do Idoso (CCI), equipamento da secretaria de Desenvolvimento Social, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Programa Guarda Sênior da secretaria de Ordem Pública, promoveu nesta quinta-feira (26), uma palestra para a melhor idade que faz parte da corporação municipal e outros idosos que participam de projetos sociais.

"Vivendo bem, até mais que 100!", foi o título da palestra ministrada pela assistente social Aracely Pessanha, do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), que ocorreu no CCI, localizado na Estrada do Caminho, Ajuda de Baixo.

A atividade faz parte do Projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde (Enusa), coordenado pela professora e doutora Renata Amorim, docente do curso de graduação em Nutrição da UFRJ campus Macaé. Segundo ela, a finalidade da palestra foi promover uma discussão sobre promoção do envelhecimento saudável através de dicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

- A Aracely Pessanha orientou os participantes quanto à educação em saúde e avaliação nutricional dos idosos, propostas pela Enusa. O projeto integra o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) do campus UFRJ Macaé, que nesta fase realiza avaliação nutricional e de saúde de idosos do Programa Guarda Sênior, propondo atitudes de educação em saúde a partir dos principais agravos encontrados nesta população – explicou Amorim.

A subsecretária do Idoso, Catarina Souza, que mantém permanentemente um atendimento social, jurídico, psicológico e geriátrico, além de fisioterapia, atividade física e diversas oficinas ao público da melhor idade, no CCI, ressaltou a relevância do projeto para os idosos da Guarda Sênior. “A avaliação nutricional somada às palestras que são voltadas à educação em saúde, reflete na qualidade de vida e no envelhecimento saudável. A parceria com a UFRJ é de suma importância para o desenvolvimento das políticas públicas para o munícipe idoso”, assegurou.