Parceria propõe estratégia de conservação da fauna

29/11/2021 12:15:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Secretaria de Ambiente

A iniciativa tem a proposta de instituir, em Macaé, um núcleo do Projeto Piabanha

Ações de preservação da fauna dos Rios Macaé e São Pedro, por meio da conservação de peixes ameaçados de extinção, foram discutidas, nesta segunda-feira (29), entre representantes do governo e especialistas que atuam na preservação de espécies nativas do ecossistema local.

A iniciativa tem a proposta de instituir, em Macaé, um núcleo do Projeto Piabanha, promovido pelo Centro Socioambiental em Itaocara, responsável por preservar o maior banco genético vivo de peixes ameaçados de extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Esta parceria foi proposta pelos secretários de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, e de Pesca e Aquicultura, Jair Gomes, junto ao professor e doutor em Ecologia Guilherme Souza, diretor do Projeto Piabanha.

“O nosso objetivo é instituir em Macaé um polo do Projeto Piabanha, a partir da identificação desta espécie nos nossos Rios Macaé e São Pedro, compondo assim o banco genético que nos permitirá também atuar na conservação através do repovoamento desses peixes”, apontou Juninho Luna.

A proposta é realizar estudos em breve, garantindo o acompanhamento de espécies que compõem a fauna dos dois principais corpos hídricos de Macaé, que também abastecem outras cidades da região.

Também participaram da reunião Juli Bittar, da equipe da Secretaria de Pesca e Aquicultura, Alexandre Bezerra, diretor do Parque Atalaia, e Fernando Barreto, coordenador de Fauna Silvestre.


Fotos Relacionadas