Parque da Restinga do Barreto recebe estudantes

11/04/2018 14:32:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Alunos participam de trilhas e observação de plantas e animais

Os estudantes da Escola Municipal Generino Teotônio Lima, da Virgem Santa, vivenciaram de perto as riquezas que o Parque Municipal da Restinga do Barreto oferece. A visita guiada aconteceu na manhã desta quarta-feira (11). No espaço, com 32 hectares e ecossistema costeiro, caracterizado por terreno arenoso, eles participaram de trilhas e observação de plantas e animais.

O biólogo e responsável pelo parque, Henrique Charles, destacou que a proposta é promover a educação ambiental. Ele acrescenta que a unidade, inaugurada em dezembro de 2016, tem sido fundamental para a multiplicação de informações sobre a preservação do meio ambiente. "O acesso é mais fácil, pois é no meio urbano. Tivemos a oportunidade de abordar questões como costa, praia, influência do mar em cima das plantas da restinga e outras", acrescentou Henrique.

A embaixatriz do parque, a arara azul, foi o encanto dos alunos. Segundo Henrique, a ave chegou à unidade para reabilitação. "Ela veio bebê e acabou se tornando um símbolo do parque. Após a reabilitação, esses animais são reintroduzidos na natureza", disse o biólogo.

O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Caio Souza Barreto, falou sobre a importância da visita. "Aprender, vivenciando as experiências, marca o conhecimento. As informações são melhor exploradas e, assim, o aprendizado é mais concreto", frisou o estudante. A professora Renata Pacheco Guimarães confirma a análise de Caio. "O interesse despertado nos alunos é bem diferente da sala de aula", pontuou.

Viveiro de plantas

O Parque Nacional da Restinga do Barreto, o segundo maior das Américas em área exclusivamente de restinga, inaugurou no ano passado, o viveiro de plantas. A estufa produz frutas e sementes para reflorestar as partes que estão desmatadas no parque, como pitanga, cajueiro, aroeira e espécies da mata atlântica que têm preferência ao ambiente de restinga.

Restinga

A restinga é aberta à população todos os dias da semana, porém, as visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia, devem ser agendadas. A unidade tem sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, sal, sol e mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a fauna local.

O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.


Fotos Relacionadas