Parque da Restinga do Barreto recebe programação especial

08/12/2016 10:18:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arquivo Secom

Plantio de mudas e campeonato de Bodyboarding fazem parte da programação

Para comemorar a criação do Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, uma programação especial está sendo organizada no fim de semana. Limpeza de orla, plantio de mudas nativas, fotografias livres e até a realização do 1º Bodyboarding e Surf Treino do Parque fazem parte das atividades que vão marcar o sábado (10) e domingo (11). O parque compreende o trecho de vegetação de restinga, que fica às margens da RJ-106, na Praia do Barreto.

Essa é a primeira ação oficial do Parque, que será administrado pela Secretaria de Ambiente (Sema). As atividades do fim de semana têm apoio, ainda, da Secretaria de Serviços Públicos, e dos Movimentos Aeropoint e Ecotreino. Segundo Gerson Martins, secretário de Ambiente, a criação do espaço de preservação é uma conquista de extrema importância para o município.

- Além de preservar a fauna, o espaço vai possibilitar a recreação. O espaço poderá ser aproveitado tanto para a contemplação, quanto para a educação ambiental do local, que mantém uma diversidade de aves migratórias que vêm da região Norte, Sul, e plantas peculiares - explicou.

Analista ambiental da coordenadoria de unidades de conservação da Sema, Lívia Oliveira de Souza Frauches, explica que além da limpeza e plantio no espaço, a programação esportiva vai abrilhantar o evento. Ela frisa que o campeonato tem início às 7h. Já as outras atividades começam às 9h. "Lá na área de restinga tem dois pontos onde alguns grupos já praticam atividades. O Ecotreino estará conosco na limpeza e plantio, e o Aeropoint no campeonato de Bodyboarding e Surf Treino. O plantio inicial vai contar com mudas de aroeira, pitanga e grumixama, plantas nativas de área de restinga", ressaltou Lívia.

A limpeza e plantio vão acontecer apenas no sábado, a partir das 9h. Já o campeonato será realizado sábado, as primeiras baterias e, no domingo, semifinal e final, com premiação, a partir das 7h. Quem quiser se aventurar no esporte pode se inscrever, gratuitamente, pelo telefone 22-99235-4647, com Gugu Sunset.

O PARQUE - Com 31,7 hectares, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto é o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga, ficando atrás, apenas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Foi criado mediante o decreto de número 139/2016, publicado no diário oficial do município, no último sábado (3).

A criação do parque tem base no artigo 27 do Código Municipal de Meio Ambiente, Lei complementar 027/2001 e lei federal 9.985/2000. Desde 1995 que não se implementa unidade de conservação de proteção integral ambiental no município

Segundo o decreto publicado, o parque tem como objetivo preservar o ecossistema natural remanescente da restinga da praia, preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa, visando à restauração da diversidade do ecossistema natural, garantir a preservação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção da fauna e flora, regular o uso admissível da área, possibilitar visitação pública, realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico