Parque Fazenda Atalaia já tem infraestrutura pronta

31/03/2005 17:23:40 - Jornalista:

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, visitou na manhã desta quinta-feira, dia 31, o Parque Municipal Fazenda Atalaia, situado na região serrana macaense. Junto com ele, estavam o professor Francisco Esteves, do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), o subsecretário Carlos Renato Mariano e de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O objetivo da visita foi apresentar ao coordenador do NUPEM as obras realizadas no Parque, onde estará funcionando a partir do segundo semestre uma base da Secretaria de Meio Ambiente.

As obras já concluídas no Parque Fazenda Atalaia foram realizadas pela UTE Norte Fluminense, como contrapartida ambiental pela instalação da usina termelétrica no município. A prefeitura de Macaé ficou responsável pela infra-estrutura necessária para o funcionamento, como equipamentos, móveis e, ainda, solicitar dos órgãos responsáveis a instalação da água e luz. Ali foram construídos três prédios rústicos e bem de acordo com o local, sem agredir ao meio ambiente.

Num prédio funcionará a sede administrativa do Parque, no outro, o restaurante. O terceiro prédio foi destinado ao Centro de Convivência, para aulas, palestras e onde acontecerão diferentes dinâmicas, todas ligadas à área de educação ambiental, como conferências, simpósios e onde também funcionará uma loja para venda de artesanatos do município.

Parque será base da Semma na serra macaense

Segundo Fernando Marcelo Tavares, o objetivo é que o Parque Municipal Fazenda Atalaia seja um pólo de educação ambiental nesta região, com agenda permanente de atividades direcionadas às escolas, e que funcione como ponto de apoio para a fiscalização ambiental da região serrana de Macaé. Segundo o secretário, os equipamentos já foram adquiridos. O Parque começa a funcionar assim que for resolvida a instalação da água e luz. De acordo com Ferndo Marcelo, a presença do professor Francisco Esteves representou o primeiro passo de uma parceria entre a Semma e o Nupem, visando a preservação ambiental do Parque Atalaia, com ênfase na educação ambiental.

Francisco Esteves elogia rica biodiversidade do Parque Atalaia

O professor Francisco Esteves considerou muito boa a infra-estrutura já instalada no Parque e disse que, para as atividades de educação ambiental, o Parque Atalaia atenderá melhor ao Nupem do que a Fazenda União, porque é mais perto, está melhor preservado e é mais rico em ecossistemas. Ele elogiou a biodiversidade e a beleza da Mata Atlântica que circunda todo o Parque, dizendo que falta às atividades do Nupem uma área mais próxima com Mata Atlântica e com as condições de infra-estrutura privilegiada.