Parque Natural da Restinga do Barreto terá estufa de plantas

14/09/2017 13:31:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Inauguração acontece no Dia da Árvore, dia 21

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Para marcar a data, o Parque Natural da Restinga do Barreto, o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga, convida a população para inauguração de uma estufa de plantas, que visa revitalizar o parque, na quinta-feira. A iniciativa é da Secretaria de Ambiente e acontece a partir das 9h, com arte, coral e educação ambiental.

De acordo com o biólogo e responsável pelo Parque, Henrique Charles, a proposta da estufa é produzir frutas e sementes para reflorestar as partes que estão desmatadas no parque, como pitanga, cajueiro, aroeira e espécies da mata atlântica que têm preferência ao ambiente de restinga.

A ação vai contar, ainda, com a presença de cerca de 150 alunos da Escola Municipal Olga Benário Prestes, que vão realizar, às 9h, um trabalho com arte em caixas d'água e, às 10h, apresentação de um coral. Já às 14h, o Parque vai receber, em média, 70 estudantes Colégio Municipal Elza Ibrahim.

"Queremos atrair um maior número de pessoas para mostrar a importância do local para o meio ambiente. É preciso que as pessoas gostem de estar aqui para poder defender o espaço. A restinga é aberta à população todos os dias da semana, porém, as visitas guiadas, que inclui palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia de restinga, devem ser agendadas", pontuou o responsável pelo parque.

A Secretaria de Ambiente é o órgão gestor responsável pela supervisão, tutela, administração, fiscalização e normatização do parque. O secretário da pasta, Gerson Lucas Martins, comemora a iniciativa, que visa resgatar áreas devastadas e desmatadas e devolver ainda mais vida ao local.

Parque

O Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto possui 32 hectares. O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo email: parquebarreto.sema@gmail.com.

Restinga

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, as bromélias e as pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a fauna local.