Participantes de cursos de Saúde da Família recebem certificados

09/04/2019 16:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

A entrega contemplou agentes, enfermeiros e instrutores, servidores municipais e convidados da UFRJ

A Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior entregou 329 certificados a servidores e instrutores que concluíram os cursos de Agentes Comunitários de Saúde e de enfermeiros realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2018. A entrega foi no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, nesta terça-feira (9).

Receberam certificados 181 agentes, 34 enfermeiros e instrutores, servidores municipais e convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministraram ou coordenaram de forma voluntária os cursos oferecidos gratuitamente. Eles fazem parte do processo de Educação Permanente dos profissionais em Saúde da Família que já capacitou 314 agentes comunitários, dos quais 133 receberam o certificado ano passado.

“Agora entro na casa dos pacientes sentindo mais confiança para passar algumas informações sobre as dúvidas que eles têm. Estou capacitada a atender melhor e isto é motivo de orgulho. No curso aprendi desde a melhor forma para abordar as pessoas nas suas casas até a ética profissional”, destacou Nadir Almeida Gonçalves que disse ser agente há quatro anos na unidade de saúde da Aroeira, bairro onde nasceu e vive até hoje.

Até agora foram formadas quatro turmas das duas categorias e a quinta está em curso com 82 alunos servidores no curso de atualização de agentes que será ministrado até julho com um total de 19 encontros e avaliação final já agendada para o dia 6 de agosto. A duração é de 100 horas por curso para agentes e de 140 horas para enfermeiros.

A coordenadora dos cursos, enfermeira Miriam Benjamin, da Ensino Superior, disse que o desafio é trabalhar com muitas pessoas e o propósito de qualificar para garantir melhor atendimento à população. “Coordenar um projeto deste tamanho, com número expressivo de profissionais alunos e profissionais instrutores, é um desafio grandioso, mas a nossa equipe conseguiu. A adesão foi ótima. Sou entusiasta da formação porque acredito que o conhecimento é libertador”, definiu.

O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, foi representado por Carlos José Mattos de Andrade, consultor técnico da secretaria. “Parabenizo todos vocês por esta qualificação. O trabalho que desempenham é muito importante para uma saúde de qualidade no atendimento do município a todos”, observou.

“Nosso trabalho é oferecer o melhor e o conhecimento é o melhor que vocês podem receber. Este certificado tem muito valor na carreira de cada um de vocês”, enfatizou Kelly Coura que coordenou o curso para enfermeiros, junto com Miriam, no ano passado. Também participaram da solenidade, Luzia Santana, que coordena com Miriam o curso para agentes, e a coordenadora municipal de Enfermagem, Carla Corga.

O projeto acontece em parceria das secretarias municipais de Educação, por meio da Universidade Livre (Unilivre), da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, e de Saúde, através da Adjunta de Atenção Básica e a Coordenação Técnica da Estratégia Saúde da Família (ESF).