Passagem de pedestres começa a ser instalada pela Mobilidade

08/12/2016 16:09:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

O objetivo é disciplinar o trânsito no local e oferecer mais segurança aos pedestres

A Secretaria de Mobilidade Urbana começou a implantar uma passagem de pedestres na Avenida Lacerda Agostinho, mais conhecida como Linha Azul, na altura do Senai, no Novo Botafogo. Após a terraplanagem, nesta quarta-feira (7), o local começou a receber as estacas de ferro que servirão de apoio ao corrimão que será instalado ao longo da travessia sobre o canteiro central. Quando concluída a construção, de acordo com o planejamento, a passagem, que também passará por calçamento, funcionará em integração aos semáforos que controlarão o fluxo no trecho.

O conjunto semafórico já opera em alerta piscante para indicar a necessidade de redução de velocidade para a travessia de pedestres. E agora, além de entrar em funcionamento efetivo, a sinalização necessária, como faixa de pedestres e placas, também será instalada. Desta forma, o objetivo é disciplinar o trânsito local e oferecer mais segurança aos pedestres que transitam pela região, em especial aos estudantes que circulam por este trecho, que é bastante movimentado.

- Em atendimento as solicitações, estamos disponibilizando este equipamento para minimizar os riscos de acidentes no trecho. Agora, contamos principalmente com a colaboração dos condutores e pedestres em respeitar esta sinalização - explica o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Semáforos - Os semáforos possuem botoeiras instaladas nas colunas. Desta forma, funcionarão por demanda, ou seja, a partir do momento que o pedestre solicitar apertando o botão, a luz vermelha de parada obrigatória será ativada. Vale lembrar que na Linha Azul, o conjunto semafórico na altura do condomínio Bosque Azul, dos programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, já está em funcionamento efetivo, também por demanda, por meio de botoeiras. E, além destes, outros semáforos também passarão a funcionar na localidade conhecida como Piracema.

Mesmo com os novos dispositivos, é necessária a colaboração dos motoristas em respeitar os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam, é fundamental para evitar acidentes. Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia nos locais sem sinalização. E antes de realizar a travessia, devem ter certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitar o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.


Fotos Relacionadas