Piquenique marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04/2019 17:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Encontro na Praia de Imbetiba reúne mães e crianças

A cozinheira Elisabete dos Santos, 41 anos, afirma que sabe bem a importância do seu filho Vitor Hugo, 11 anos, conviver em grupo. Nesta terça-feira (2), eles, outras mães e crianças participaram das atividades do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Oficina da Vida (Capsi), reuniu os pacientes durante um piquenique, na Praia de Imbetiba.

"Ele não queria vir, pois tem dificuldade de se socializar com as pessoas, mas chegando aqui se conscientizou de como é fundamental se integrar", frisou a mãe. E Vitor acrescentou que gostou dos amigos, lanches e animais marinhos. Mas essa convivência não foi sempre assim. Elisabete conta que o filho frequenta o Capsi há dois anos e, desde então, só evolui.

A coordenadora do Capsi, Yasmin Morinigo, destacou que a iniciativa, além de promover a conscientização, compartilha experiência fora do espaço interno. "Continuamos na luta. Essa atividade busca demonstrar que todos têm direito a ocupar os espaços, além de ser uma oportunidade para falarmos de inclusão e preconceitos contra aqueles que sofrem com deficiência psíquica, emocional e psicológica ", disse a coordenadora.

O Capsi Oficina da Vida atende cerca de 200 crianças e adolescentes, por meio de trabalho de equipe multidisciplinar. Esta é constituída por psicólogos, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O Capsi trata de autismo, psicose, neuroses graves e vulnerabilidade social do público infanto-juvenil. Mais informações no endereço Rua Dr. Francisco Portela 239, ou pelo telefone 2796-1352.

Mais piquenique

No dia 9, o Solar dos Mellos-Museu da Cidade receberá o Lançamento do Livro DNA da Educação: a Musicoterapia como Intervenção Terapêutica às 19h com a participação da Musicoterapeuta Dinalva e da escola de música, TOM. O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama 248, no centro da cidade.

O grupo de mães Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam) realizará, no próximo dia 14, o Mopanique, no Parque Municipal Atalaia. O evento, que acontecerá a partir das 11h, faz parte da programação do Mês de Conscientização do Autismo. O piquenique é aberto a toda população e contará com roda de conversa. Daniele da Costa, mãe de três filhos autistas falará sobre suas experiências com os Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Encerrando a programação, no dia 27, às 9h, será realizado o Curso de Alfabetização Multissensorial ministrado por Zilandra Souza, com participação de Érica Barbieri (Projeto Autismo na Escola), no Royal Macaé Palace Hotel.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.


Fotos Relacionadas