'Planejamento Estratégico' é tema na capacitação para servidores

09/08/2017 11:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Alunos aprendem sobre convênios na administração pública e prática orçamentária na gestão

“Planejamento Estratégico, Instrumentos Legais e suas Aplicações” é tema da palestra que será ministrada, nesta quinta-feira (10), pelo consultor organizacional Cyro Barretto, dentro do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento para Servidores Públicos Municipais. O encontro acontecerá também na próxima quinta-feira (17), das 8h ao meio-dia, no auditório da Cidade Universitária e já foi promovido na quinta-feira anterior, dia 3.

Participam do programa servidores de diversas secretarias. O palestrante dá dicas de como organizar as soluções inteligentes trabalhando as informações de forma correta a fim de melhorar o desempenho da gestão onde atua, através da pirâmide da estratégia para gerar resultados positivos. Neste contexto, Cyro Barretto apresenta os elementos básicos do Planejamento Municipal e consegue envolver os servidores.

- Muito bom este momento de aprendizado dinâmico, abrangendo assuntos tão importantes que podemos usar tanto no trabalho quanto em casa e nas relações do cotidiano, sempre com o foco de alcançar nossas metas – avaliou Maria Thereza Cunha, servidora do Pré-Vestibular Social.

Gisele da Silva Pereira, servidora da Secretaria Adjunta Municipal de Saneamento, concorda. "Excelente a palestra porque podemos utilizar as informações para enfrentar os desafios diários com planejamento, o que envolve objetivos e metas", citou.

Para o palestrante, todo planejamento efetivo depende de propósito, objetivo, meta e plano de ação e ele deu exemplos de estratégias de condução do processo decisório para o melhor desempenho da gestão pública. A conversa levou aos fatores críticos de sucesso no planejamento estratégico.

- É importante definir as responsabilidades de cada pessoa em cada etapa/fase do planejamento e, principalmente, definir quem deve ser designado para tomar decisões. Além disso, ficar atento ao círculo vicioso e ao círculo virtuoso do processo -, explicou Cyro Barretto, que tem experiência na implantação e gerenciamento de empreendimentos em arranjos produtivos em vários países, atuando há 30 anos no segmento de petróleo e gás. Ele também é professor e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, em parceria com a Secretaria Adjunta de Patrimônio Público. Visa trabalhar a autoestima do funcionário público integrando-o na gestão na forma de capacitação e, assim, melhorando a percepção dos caminhos administrativos, das ações humanas e da funcionalidade na prestação de serviços à população. Esta nova etapa do Programa de Capacitação foi iniciada em março.

No total são oferecidos oito módulos: Convênios na Administração Pública; Prática Orçamentária e Gestão Pública; Mapeamento e Modelagem de Processos; Fundamentos de Gerenciamento de Projetos; Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência; Humanização das Relações de Trabalho; Gestão de Patrimônio; e Gestão de Tecnologia da Informação.

Todos, juntos, permitem a formação completa dos servidores com uma carga horária total de 360 horas. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas