Plano Diretor promove encontro com evangélicos do Lagomar

13/09/2005 16:29:53 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta quarta-feira (14) às 18h, no Auditório da Guarda Municipal, a equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) de Macaé, promove uma oficina direcionada à comunidade evangélica do Balneário Lagomar. O bairro concentra cerca de 42 congregações que representam uma boa parte da população local.

Mostrar como Macaé cresceu com a descoberta do petróleo na Bacia de Campos e quais as conseqüências desse desenvolvimento para o município, que abriga toda a logística offshore, são os pontos de partida para o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, apresentar sua palestra. “A partir de um painel atual de Macaé podemos mostrar às pessoas como é necessário para o governo municipal, estar elaborando um novo Plano Diretor. Essa Lei vai direcionar para onde o município deve crescer e quais as demandas necessárias para tornar a cidade um local com mais qualidade de vida para a população”, ressalta Didonet.

Além desse painel do município, o coordenador do Plano Diretor, explica em detalhes toda a metodologia que está sendo usada para a construção do novo plano: o levantamento dos dados de Macaé feito junto às secretarias municipais e órgãos estatísticos, as Oficinas de Mobilização que são realizadas nos bairros do município para levantar as necessidades de cada localidade e as Câmaras Temáticas que vão apresentar propostas para serem apresentadas num seminário no final do ano.

- Focalizamos todo o andamento do processo de elaboração do Plano Diretor nas apresentações que fazemos. Desde o começo da formação da equipe da Cogeplad e até o encaminhamento da Lei à Câmara de Vereadores para ser aprovada. Mostramos como é fundamental a população participar da construção do plano apontando quais as demandas e soluções que deverão constar na Lei para proporcionar o desenvolvimento sustentável do município, esclarece o coordenador do Plano Diretor.

Promover um encontro com as congregações evangélicas do Balneário Lagomar foi uma forma da equipe da Cogeplad de ouvir esse segmento representativo do bairro. “Quando soubemos que no bairro existem 42 congregações evangélicas, vimos que era um meio de reunir um grande número de pessoas que tem grande representatividade no balneário. O Lagomar é um local com diversas demandas, que o governo municipal quer solucionar, por isso é importante estarmos desenvolvendo reuniões com os moradores para estarmos tentando viabilizar ações de melhoria”, conclui Didonet.