PNAIC da educação infantil começa em marco

23/02/2018 17:10:00 - Jornalista: Assessoria da Educação

Foto: Ana Chaffin

Formação será ministrada no Centro de Formação Carolina Garcia pelas formadoras do MEC local

Com o tema "Ser criança na educação infantil: infância e linguagem na pré-escola" os professores da Educação Infantil, da rede municipal de ensino, darão início a mais uma Formação Continuada com foco no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na primeira semana de março. A formação será ministrada no Centro de Formação Carolina Garcia pelas 16 formadoras do Ministério da Educação (MEC) local, com objetivo de atender a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental. A expectativa é que mil profissionais da rede participem.


Os profissionais devem se inscrever pelo site. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o município de Macaé já cumpri as exigências do PNAIC desde o ano de 2010 e a Formação Continuada é mais uma das ações da gestão.

- Macaé já está cumprindo uma das responsabilidade do Pacto Nacional de Educação desde o primeiro semestre do ano letivo de 2017, atendendo os professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental dentro da formação mensal. Agora, no início do ano letivo de 2018, será a vez dos profissionais da Educação Infantil iniciar as formações. Nosso objetivo é cumprir o que o PNAIC exige: que até os oito anos de idade os alunos estejam plenamente alfabetizados e autores do próprio texto, com competência de leitura plena -, explicou o secretário, frisando que a meta é que o aluno chegue no 4° ano do Fundamental lendo e escrevendo, prontos para adquirir outras competências que serão propostas pelos professores.

Segundo a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, a formação terá uma carga horária de 100 horas com certificação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 30% presencial e 70% por EAD (ensino à distância).

Para uma das 16 formadoras da Educação Infantil local do PNAIC, Juliana Santos, o acompanhamento das escolas da rede e a formação continuada já é uma rotina . "Durante a formação serão abordados as praticas de letramento e a evolução na educação infantil contribuindo para o processo de alfabetização na idade certa. Os professores orientadores também farão parte da formação junto com os professores de turma e no final do ano eles receberão a certificação pela UFRJ", disse Juliana.


Fotos Relacionadas