Poder público e forças de segurança anunciam ações

10/01/2018 12:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Prefeito e representantes das polícias Federal e Militar anunciaram as ações das forças de segurança

Para continuar o enfrentamento ao tráfico no bairro Lagomar e em parte do município, o prefeito Dr. Aluízio e representantes das polícias Federal e Militar, além da Secretaria Adjunta de Segurança, anunciaram, nesta quarta-feira (10), as ações das forças de segurança que atuam na operação policial desde terça-feira (9).

"A segurança pública é uma estratégia das forças policiais, mas o poder público tem a responsabilidade moral de atuar com a união dos esforços para o bem da população. A ideia é informar a verdade. Colocamos os agentes municipais de segurança em pontos estratégicos para o reforço de áreas públicas, como unidades de saúde e terminais de transporte", afirmou o prefeito.

A força policial recebeu reforço de oficiais vindos das cidades de Campos, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua. Dois helicópteros, carros blindados e o caveirão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro estão em Macaé para reforço da operação que segue por tempo indeterminado. A Polícia Militar continua nas ruas da cidade com Equipe Tática para Pronta Resposta, visando rápido acionamento, se necessário.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Felício Laterça, seis suspeitos foram baleados, sendo um morto. Destes, quatro foram autuados em flagrante e levados para a 123ª Delegacia de Polícia após atendimento hospitalar e um continua internado no Hospital Público Municipal (HPM).

O subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), major Rudson, que representou o comandante da unidade, Coronel Marco Aurélio Vollmer, informou que o policial militar, morto na operação, era de Itaperuna. Ele acrescentou que o corpo foi levado para o sepultamento no município de origem. "O comandante acompanha as honrarias em apoio à família", frisou.

A Polícia Rodoviária Federal coopera na operação monitorando e controlando os acessos do município. As unidades de saúde que operam em sistema de emergência 24 horas contam com reforço da Guarda Municipal. Desde o início da manhã as viaturas estão dando suporte nos terminais de transporte, unidades de saúde e calçadão.

Reforço aéreo

O Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (GAM) está com duas unidades em Macaé desde o início das operações. Uma realiza o imageamento de pontos estratégicos e outra aeronave blindada está no suporte a tropa de solo. "A proposta é levantar informações com uma visão mais ampla do alto e, com isso, proporcionar mais segurança para população. Com um imageador de alta tecnologia, é possível enviar ao serviço de inteligência da polícia um panorama com cinco quilômetros à frente do que a tropa pode ver em solo, inclusive à noite. A meta é otimizar as operações.", destacou a comandante do GAM, a tenente-coronel, Clarisse Antunes Barros.

À frente da operação estão os delegados da Polícia Federal, Felício Laterça; Civil, Rodolfo Maravilha Franco; e o Comandante da 32º BPM, Coronel Marco Aurélio Vollmer.

Transporte Público

O transporte coletivo voltou a circular às 5 horas desta quarta-feira. Por orientação das autoridades de segurança pública, após cinco coletivos serem incendiados, sendo três destruídos totalmente e dois parciais, os carros foram recolhidos no fim da tarde desta terça-feira. Como medida de segurança para os usuários do transporte público, os ônibus realizam paradas em locais diferentes dos de praxe. Moradores das Malvinas e do Botafogo devem embarcar em frente a Fábrica Lynce; do Lagomar, no Terminal Lagomar; e da Nova Holanda e da Fronteira no Estádio Claudio Moacyr (Moacyrzão).


Fotos Relacionadas