Polo da Fronteira realiza espetáculo de contos de fadas

09/12/2019 11:20:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

Renovação de matrículas para 2020 começou nesta segunda (9) e segue até 20 de dezembro

‘Uma História Real em Conto de Fadas’ foi o tema do espetáculo de encerramento do ano letivo do Polo de Cultura da Fronteira deste ano. A apresentação com mais de 300 espectadores, convidados dos alunos, aconteceu no sábado (7), no Teatro Municipal de Macaé. Dez turmas nas modalidades Balé, Jazz, Baby Class, Dança de Rua, Kpop e Capoeira estiveram no palco, num show de uma hora de duração preparado durante quatro meses.

Cerca de 200 alunos, entre crianças e jovens de 5 a 18 anos, em sua maioria, mas também adultos, emocionaram a plateia em 150 belos figurinos confeccionados na comunidade e com coreografias bem ensaiadas.

"É com muita satisfação que eu faço um agradecimento a cada funcionário do Polo de Cultura da Fronteira que se desdobra com amor para que seus alunos se apresentem no teatro. Nós ficamos muito felizes por ver os novos campeões nos esportes e os talentos na dança que aparecem no Polo de Cultura. Mas para a Secretaria de Cultura, muito mais importante do que formar um atleta ou um artista é contribuir para a formação da cidadania de cada uma destas crianças e jovens", disse o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

"Neste espetáculo, ‘Uma História Real em Conto de Fadas’, estamos destacando a força da mulher na família e na sociedade. Mas as estrelas desta noite são as nossas crianças e jovens do Polo de Cultura da Fronteira", destacou o diretor do polo, Leandro Riscado.

As roteiristas, diretoras e coreógrafas de Jazz e Ballet, Vanessa Barcelos e Juliana Carvalho, contam que o espetáculo foi inspirado na vivência cultural da comunidade em torno no Polo de Cultura e que a temática traz as princesas dos contos de fadas para os dias atuais. As bailarinas se tornaram princesas, mas em um contexto de protagonismo social feminino.

"As crianças sonham com isso e passam o ano todo esperando por este momento. É um prazer mostrar para os pais todo o carinho deste trabalho. Do espetáculo do ano passado para este, que é o terceiro, notamos que as crianças vão se tornando mais maduras e familiarizadas com o palco, apesar de algumas delas estarem tendo hoje a primeira experiência de pisar em um", disse, Vanessa Barcelos.

A sua filha, Karen Vitória Medeiros, estudante da Escola de Atores Wolf Maya, foi convidada para a narração do espetáculo com a proposta de dar uma sequencia cênica. Também um grupo de dança gospel da comunidade foi chamado para a abertura do espetáculo, cativando o público. "É um sonho. E é bom saber que os pais acreditam no nosso trabalho, ressaltou a diretora e coreógrafa", Juliana Carvalho.

Sidney de Souza é pai da Hadassa (9), aluna de balé e Jazz no polo há um ano que se apresentou nas duas modalidades. "O espetáculo foi ótimo e bem organizado, com as coreografias bastante ensaiadas. A Hadassa estava emocionada. Noto que esta prática ajuda bastante no comportamento, no rendimento escolar e no desenvolvimento da criança. Percebi grande diferença. Acho importante a dedicação à cultura", frisou Sidney.

Renovação de matrícula

Os alunos do Polo de Cultura da Fronteira e seus responsáveis terão onze dias para realizarem a renovação da matrícula para 2020. Elas terão início nesta segunda-feira (9) e prosseguirão até sexta-feira (20), presencialmente, no polo. Este espaço de integração social, esporte e cultura fica na Rua Manoel Marques Monteiro, 724, Fronteira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Fotos Relacionadas