Polo Fronteira emociona com "Era uma Ve"z no teatro

11/12/2018 11:05:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Espetáculo marca o encerramento do ano letivo

Os alunos do Polo de Cultura da Fronteira entraram de férias nesta segunda-feira (10), depois de terem apresentado, na noite de sábado (8), o espetáculo de encerramento do ano letivo ‘Era uma Vez’, no Teatro Municipal de Macaé. A apresentação, realizada pela parceria da Secretaria de Cultura com a Coordenadoria Especial sobre Drogas, emocionou o público. Os cerca de 400 alunos da unidade têm até o dia 21 (sexta-feira) para renovarem a matrícula na secretaria do Polo, para garantir vaga para 2019.

"Todo o trabalho, desde os figurinos à produção do espetáculo, foi feito pela nossa equipe, pais e alunos. Fizemos questão de oferecer uma apresentação de qualidade, à altura de nossos alunos, porque eles merecem", salientou o coordenador do Polo de Cultura da Fronteira, Leandro Riscado.

Há três anos dando aulas de Badminton na Fronteira, a professora Simone Berto colaborou na organização das crianças nos camarins durante o show. “Trabalhamos o ano inteiro para poder apresentar um grande espetáculo de encerramento. É a concretização de um trabalho. É uma maneira de incentivar o esforço do dia a dia do aluno, dando significado ao empenho”, reforçou.

Laila Ortogalli (17) faz K-Pop há dois anos no Polo Fronteira e integra o grupo ‘ZeroX’. Ela gostaria de atuar futuramente como voluntária no Polo. “Neste espetáculo, houve um crescimento do Polo com relação ao figurino, à organização e à responsabilidade por todas as crianças e jovens que participaram. Há pessoas que precisam de um foco para o bem e no Polo tem pessoas e movimentos maravilhosos. O que está acontecendo ali é algo lindo. São muitas sementes plantadas e estamos todos crescendo como pessoas e como grupo”, avaliou a aluna.

Luciana Henrique, mãe da Luiane (11), que participa do Polo há quatro anos, disse que estava muito emocionada. “O espetáculo foi lindo... A Luiane fica muito bem no Polo, com boas companhias, o que vai fazer diferença para o futuro dela”, considera.

‘Era uma Vez’

O texto do musical ‘Era uma Vez’ foi escrito pela atriz e assistente social da Coordenadoria Especial sobre Drogas, Samantha Fragoso. O texto trata de uma rainha que oferece à comunidade de um povoado que mora à beira mar uma felicidade artificial, induzida por uma substância que leva à escravidão. Esta falsa sensação tem como contraponto a felicidade fruto do amor pelo lugar onde se vive e pelas pessoas.

No Polo de Cultura é realizado pela Coordenadoria Especial sobre Drogas um trabalho de prevenção à dependência de drogas e de cuidado com usuários problemáticos de substâncias psicoativas. Assim, como uma ação para prevenção, que mistura o universo fantástico dos contos de fadas com a realidade, o texto foi elaborado. “A arte é mais um instrumento para a minha atuação como assistente social. Hoje conseguimos um lindo espetáculo pelo carisma e o amor das crianças da Fronteira”, disse Samantha, que interpretou a ‘rainha’.

Tiveram participação especial na peça a atriz mirim, Karen Vitória (16), como a ‘fadinha’, e Helena Fragoso (13), no papel da ‘espiã’. Ambas são alunas do curso de Circo da Escola de Dança Âmbar. Elas apresentaram durante o show um número de Acrobacia Aérea com Tecido. A Âmbar apoiou o espetáculo com o empréstimo dos tecidos para as acrobacias e do caldeirão cenográfico. Já as turmas do Polo de Cultura de Babyclass Ballet, Ballet, Jazz, Dança de Rua, Dança K-Pop, Dança do Ventre e um duo de Street Dance encantaram pelos figurinos e coreografias. Outro destaque do show foi a Capoeira da unidade.

Integração e conquistas

O Polo de Cultura recebe no contraturno escolar estudantes da Fronteira, Nova Holanda, Nova Esperança, Brasília, Barra de Macaé e até de bairros mais distantes. São oferecidas na unidade 18 modalidades culturais e esportivas. Os times do Polo já colecionam medalhas e troféus em campeonatos internos e regionais na Capoeira, no Corfebol, no Jiu-Jitsu e no Tiro com Arco.

Os estudantes de dança têm tido oportunidades de se apresentarem em espaços culturais públicos e privados da sociedade. No domingo (9), dez bailarinas na faixa etária de 7 a 12 anos de turmas de Ballet e Jazz preliminar foram convidadas para se apresentarem no Clube Cidade do Sol, no bairro Cavaleiros.

O Polo de Cultura da Fronteira fica na Rua Manoel Marques Monteiro, 724, Fronteira. Este espaço de integração social atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Fotos Relacionadas