Posse de secretário fortalece segurança como prioridade

04/04/2019 13:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Cerimônia de posse aconteceu no pátio da Secretaria de Ordem Pública

Mais um importante passo para a segurança pública foi dado na manhã desta quinta-feira (4), em Macaé. A cerimônia de posse do novo secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira, delegado de Polícia Civil licenciado, representa, segundo o prefeito Dr. Aluizio, um avanço na integração das forças de segurança. Também assumiram os cargos, o novo secretário adjunto de Segurança, Marco Antônio de Lima Moura, e o comandante da Guarda Municipal, Antônio Carlos Rodrigues. O evento contou com a participação de representes do Executivo, Legislativo, Polícias Federal, Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

"Não estamos mudando somente o comando. A nova estratégia é uma abordagem conjunta com as Polícias Federal, Civil e Militar. Assim como a saúde e a educação, a segurança é fundamental para o cidadão e para empresas que desejam investir em Macaé. Nosso maior patrimônio é a vida. Portanto, estamos trocando a concepção de segurança pública, com investimento em inteligência para cuidar bem das pessoas", frisou o prefeito.

De acordo com Daniel Bandeira, a proposta é tornar a Secretaria de Ordem Pública mais dinâmica e participativa, com auxílio de monitoramentos por vídeos, que irão realizar o reconhecimento facial e, também, de veículos. Ele acrescenta que as ações serão analisadas em parceria com as polícias. "A ideia é que a Guarda Municipal seja o verdadeiro ator da segurança pública, contribuindo para reduzir os índices de criminalidade. Macaé é um município estratégico economicamente, por isso, também importa violência. O trabalho de parceria será fundamental para as respostas criminais", acrescentou.

Outro intuito do secretário é regulamentar a lei 13.022/14 sobre o Estatuto da Guarda Municipal, além da criação do Código de Conduta.

A cerimônia de posse contou, ainda, com a presença do futuro corregedor da Secretaria de Ordem Pública, Ruchester Marreiros; ex-comandante da Guarda Municipal, André Luiz Monteiro; juiz da 1ª Vara Criminal, Wycliffe Couto; vereadores Paulo Antunes e Cristiano Gelinho; delegados da Polícia Federal, Júlio Ribeiro e Javé Macedo; delegado da Polícia Civil, Felipe Poyes; subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Fernando Estevam Pereira; comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, André Siqueira, e o coordenador regional da Defesa Civil, Eric Schuller.


Fotos Relacionadas