Praia do Pecado ganhará estrutura ecológica

30/08/2005 16:16:22 - Jornalista: Marilene Carvalho

O novo projeto da Praia do Pecado, que contempla a recuperação de 600 metros de faixa de restinga, foi apresentado nesta terça-feira, 30, à equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O projeto original, de autoria da Ong SOS Praia do Pecado, foi submetido a algumas revisões com o objetivo de atender às exigências legais para obtenção da licença de instalação da Feema. “A execução do projeto de urbanização da Praia do Pecado é uma das prioridades do atual governo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares.

Depois de concluídos os entendimentos entre representantes do Ministério Público, Feema, SOS Pecado e o município, o projeto chegou finalmente a um ponto satisfatório a todas as partes. As revisões são fundamentadas na necessidade de assegurar menos impacto ambiental. “Para a construção da passarela, evoluímos para uma concepção ecológica mais correta e atualizada, substituindo os 120 pilares de madeira do projeto anterior por apenas onze intervenções diretas no solo”, conta o presidente da SOS Praia do Pecado, Leonardo Machado.

A passarela, que será construída com madeira de reflorestamento, terá cinco metros de largura e irá contemplar pedestres, ciclistas e skatistas. Na extremidade sul, próximo ao Hotel San Diego, será construída a sede que irá abrigar a Ong SOS Praia do Pecado e a Associação Macaense de Surfe, e que futuramente servirá como base de funcionamento para a Escolinha de Surfe de Macaé. “Acredito que o projeto atingirá repercussão internacional devido a sua beleza, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade”, avaliou Leonardo Machado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, após a obtenção da licença da Feema para instalação dos equipamentos na Praia do Pecado, a prefeitura terá um prazo de seis meses para executar o projeto. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano, e que no próximo verão os macaenses e os visitantes já possam usufruir a nova estrutura. Antecipando o pedido da licença à Feema, a equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e representantes da Ong SOS Praia do Pecado terá mais uma reunião com os técnicos da secretaria de Meio Ambiente.