Praia dos Cavaleiros terá rede de esgoto

12/08/2005 15:56:15 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Obras de Macaé (Semob) iniciou esta semana o levantamento topográfico nas ruas da Praia dos Cavaleiros. A medida faz parte de um projeto de saneamento para a região. A estimativa segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, é que as obras sejam iniciadas em 60 dias.

Dentro do projeto está previsto a captação do esgoto na Avenida Atlântica e nas ruas transversais na Praia dos Cavaleiros. Segundo Tadeu, o esgoto captado ali, vai ser ligado ao ramal principal que fica na Rodovia Amaral Peixoto. “De lá será levado para a Estação de Tratamento de Esgoto na Virgem Santa (ETE) que está em construção”, explicou.

A Estação deverá estar toda montada até o final do ano. No momento, estão sendo montados os tanques e em seguida serão colocados os equipamentos. A previsão é que no primeiro semestre de 2006, a estação esteja funcionando.

A ETE da Virgem Santa está projetada para atender 120 mil habitantes. A estação vai ocupar uma área de 60 mil metros quadrados, com dois módulos de 100 e 120 litros por segundo, respectivamente.

Na próxima semana, segundo o secretário, será encaminhado à Feema, o pré projeto da mini-estação de Tratamento de esgoto da Morada das Garças. A mini-estação vai tratar os efluentes dos bairros do Mirante da Lagoa, São Marcos, Vivendas da Lagoa, Morada das Garças e parte do Novo Cavaleiro.

Por ser uma mini estação tem entre outras vantagens a possibilidade de ser levada para outro lugar. “O custo é menor e mais eficiente”, conta Tadeu, lembrando que a mini estação pode ser dimensionada de acordo com o número de habitantes. Com a instalação da mini-estação, será diminuído o despejo de dejetos na Lagoa de Imboassica.