Práticas sustentáveis se destacam no Startup Macaé

06/08/2019 11:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Programa tem o objetivo de desenvolver negócios inovadores

A sustentabilidade virou um pilar empresarial e fator essencial para se fazer negócios. Em Macaé, seis empresas se destacam por práticas conscientes no Programa Startup Macaé. As iniciativas buscam implementar ações que tenham esse eixo no seu projeto. O programa tem o objetivo de desenvolver negócios inovadores, fortalecendo o ecossistema da região, além de proporcionar uma ambiência favorável para inovar.

A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A empresa T&D Sustentável atua na economia de água a custo zero, promovendo a preservação ambiental e desenvolvimento social. Outra iniciativa é da Smart Verde, que alinha tecnologia e desenvolvimento sustentável em áreas urbanas, com o intuito de aproximar o homem da natureza, de maneira inteligente e revolucionária.

A Hydi Tech alinha o conceito de domótica (gestão de todos os recursos habitacionais) ao controle hidráulico, mensurando em tempo real o consumo de cada usuário e transformando os dados em métricas para o auxílio do consumo consciente e sustentável. Já a Light UP desenvolve estações de tratamento de água de pequeno porte, cuja captação se dá por meio de rios e poços artesanais, atendendo às necessidades de seus clientes.

Para fornecer soluções sustentáveis, a Aquasol realiza projetos e desenvolve produtos para utilização da água no ambiente rural, como placas solares fotovoltaicas, bombas hidráulicas e sistemas de automação.

Conexão

Criado para ser uma plataforma de conexão entre empreendedores, universidades, governo e empresas, o Programa Startup Macaé atende 33 iniciativas. As áreas de desenvolvimento, apoio e iniciação tecnológica abrangem, ainda, eixos como saúde, governo, sociedade, educação e indústria 4.0.

O início dos trabalhos foi em abril deste ano, quando a Prefeitura de Macaé inaugurou um espaço, localizado no bairro Cavaleiros. No local são realizadas diversas atividades, além do desenvolvimento dos projetos.


Fotos Relacionadas