Preconceito racial e o feminismo em debate no Mentes em Ação

08/10/2018 10:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Encontro acontece nesta segunda, às 17h30, na Cidade Universitária

Preconceito racial, o valor da mulher na sociedade e o feminismo são temas do encontro do Projeto “Mentes em Ação” – Cinema e Debate, nesta segunda-feira (8), às 17h30, no auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. A entrada é franca, mas, para garantir a vaga, os interessados devem se inscrever no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) formacaomacae.wixsite.com/formacao ou pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br.


Os temas serão debatidos após a exibição do filme “Estrelas Além do Tempo”, que relata a história de três funcionárias negras da Nasa que, nos anos 60, foram as responsáveis pelos complicados cálculos matemáticos que envolveram a missão da ida do primeiro americano ao espaço. O evento tem duração de quatro horas.

A história se passa justamente nos Estados Unidos durante a corrida espacial e a segregação racial. Os debatedores deste episódio do Mentes em Ação serão, além do coordenador do projeto, médico psiquiatra Joelson Tavares Rodrigues, David Richer Araújo Coelho, Leila Tatiana Manes Romanini de Abreu e Liz Silva Gonçalves.

O projeto é destinado a profissionais da saúde e educação, mas a comunidade interessada no tema pode participar. Este filme também foi exibido durante o II Evento de Administração e Matemática, realizado em setembro último, por alunos e professores da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

“Mentes em Ação” é implementado através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.