Prefeito articula retirada da linha férrea do Centro

11/03/2005 18:43:14 - Jornalista:

Riverton acertou com o ministro dos Transportes a visita de técnicos que farão estudos para retirar a linha férrea da área central da cidade. A idéia é levar o pátio de manobras para as margens da BR-101

Técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) virão a Macaé até o final do mês para fazer uma avaliação do tráfego ferroviário no município e apresentar uma proposta para a transposição da linha férrea do Centro. A informação foi passada nesta sexta-feira (11) pelo prefeito Riverton Mussi (PSDB), que se reuniu com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília, na tarde de quinta (10).

- Levamos ao Ministro a proposta de transposição da linha férrea e da retirada do pátio de manobras para as margens da BR-101, uma área externa do município – afirmou o prefeito. Por determinação do ministro, a Coordenadoria Geral Ferroviária do Dnit vai enviar a equipe para apresentar – em caráter definitivo – o projeto para resolver os problemas que a linha de trem causa dentro da cidade, principalmente para os bairros Visconde e Miramar. O Secretário de Governo, André Braga, acompanhou o prefeito durante a reunião.

Braga explicou que o Dnit vai encaminhar o projeto diretamente ao ministro, para serem feitos os estudos de viabilidade econômica da obra. “Sabemos que se trata de uma obra grande, com custo elevado. O que for avaliado pela comissão,vamos estudar uma forma de operar”, afirmou o secretário, acrescentando que a data para os técnicos chegarem ao município ainda está sendo marcada. “Mas está certo que até o final do mês será feita a inspeção técnica”, explicou.

O objetivo do prefeito em transferir o pátio de manobras e fazer a obra de transposição da linha férrea é atender uma reivindicação antiga dos moradores. Riverton quer garantir mais segurança aos moradores das proximidades da linha férrea, aliviar o impacto ambiental e impedir acidentes nas passagens de nível. O prefeito retornou de Brasília nesta sexta-feira, onde participou da Oitava Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. Riverton também se encontrou com os ministros dos Esportes, Agnelo Queiroz, e das Comunicações, Eunício Oliveira.

O vereador Maxwell Vaz (PT) também está engajado em aliviar o impacto causado pelo tráfego ferroviário no município. Na última sessão realizada na Câmara, o plenário aprovou projeto de autoria do vereador que proíbe o estacionamento de vagões contendo produtos combustíveis por mais de uma hora no perímetro urbano de Macaé. Segundo o projeto de Vaz, os vagões também não podem fazer manobras de 6h30min às 7h30min, de 12 às 13 horas e das 17 às 18 horas.