Prefeito de Macaé fortalece relação comercial com Reino Unido

13/09/2005 16:15:46 - Jornalista: Janira Braga

A comitiva de Macaé, que está no Reino Unido, na Europa, em contato com investidores em potencial para o município, esteve nesta terça-feira (13) na cidade Norwich, no leste da Inglaterra. Por telefone, o prefeito Riverton Mussi (PSDB) informou que o grupo conheceu duas escolas de qualificação na área de petróleo – Warnouth College e The Astral Center - com o objetivo de conhecer os centros de treinamento público e privado para trazer experiências de capacitação da mão-de-obra para a cidade.

A Warnouth College é uma escola técnica e a Astral Center é um centro de treinamento marítimo/offshore. “Nosso projeto é implantar sistema semelhante de qualificação da mão-de-obra em Macaé”, destacou o prefeito, que está acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Siqueira e dos vereadores pastor Jorge de Jesus (PL) e Maria Helena Salles (PSDB).

O secretário de Indústria e Comércio informou que Norwich é composta por seis condados que, juntos, são responsáveis pela produção de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Inglaterra, contabilizando 1 bilhão de libras anuais.

A comitiva se encontrou com o chefe executivo do escritório do grupo de energia da Inglaterra, John Best. “Trata-se de uma associação que tem como objetivo aproximar suas 200 empresas membros com foco no mercado de petróleo, gás e energia”, explicou o secretário de Indústria. “A entidade é parecida com a RedePetro e discute alternativas para energia renovável”, acrescentou o presidente do Fumdec. Também fez parte da programação visita a uma fazenda que usa energia eólica.

Segundo o presidente do Fumdec, é expressiva a possibilidade de resultados positivos para o intercâmbio entre jovens de Macaé com as cidades das nações do Reino Unido. “Vamos evoluir nesta questão na medida em que houver avaliação de custo, interesse por parte dos colégios e entendimento com empresas. Os jovens de Macaé poderão fazer o intercâmbio, incluindo cursos de capacitação”, ressaltou Siqueira, acrescentando que um dos focos da comitiva é o setor de educação, alinhado à capacitação.

No final da tarde desta terça, o grupo viajou para Londres, para se encontrar com o parlamento e fazer uma reunião com representantes do consulado britânico.