Prefeito destaca importância da Feira Logística Offshore

22/08/2005 17:25:06 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (22) que a Logística Offshore – feira especializada da indústria de petróleo e gás que acontece de 13 a 15 de setembro no Macaé Centro – é um exemplo do potencial da cidade no ciclo econômico industrial. Mais de cem empresas do setor de logística marítima voltada para a indústria do petróleo vão participar da feira, que está na sua segunda edição.

“Esse grande evento especializado mostra que Macaé se destaca na região como uma das principais candidatas à fixação de um Pólo Industrial, garantindo o ciclo de desenvolvimento junto com o petróleo, e em outro ciclo econômico que a região venha abrigar nos próximos anos”, disse.

Na opinião de Riverton, Macaé se consolida como uma cidade rica em logística e infra-estrutura, investindo em mão-de-obra qualificada e em bons profissionais. “Nosso objetivo é servir de pólo de irradiação de desenvolvimento sustentável”, ressaltou. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás Natural (ONIP) e pela Fagga Eventos, a Logística Offshore tem o apoio da prefeitura e deve receber mais se seis mil visitantes nos três dias de evento.

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, comentou que a segunda versão da Logística Offshore em Macaé ratifica a importância que a cidade vem adquirindo não somente no cenário operacional, mas também no cenário técnico. “Esse mecanismo propicia que os profissionais do setor de óleo e gás estejam cada vez mais receptivos a eventos especializados”, analisou.

De acordo com Gurgel, a feira tem como principal ativo a disseminação na região das principais tecnologias disponíveis para a chamada cadeia de suprimentos, desde o recebimento e envio de materiais, passando pela prestação de serviços. “A soma desses produtos e serviços garante o suporte necessário à atividade do petróleo”, observou o secretário, acrescentando que eventos como este devem se multiplicar ao longo dos próximos anos, como já é o caso da Feira de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Indústria de Petróleo Offshore, a Protection Offshore, que acontece em junho do próximo ano.

Na avaliação do secretário, ainda há espaço para outras feiras especializadas, como por exemplo, uma Feira de Automação e Instrumentação, entre outros segmentos importantes para as empresas estabelecidas na cidade. O IBP promove em paralelo à feira, a II Conferência Nacional de Logística Offshore.

Levantamentos geofísicos; construção e pré-operação em unidades de produção; serviços de transporte e logística; tecnologias específicas para o setor; softwares; construtores de plataformas; operadores de aparelhos de perfuração; empresas de sondagem e construção de poços e equipamentos submarinos serão alguns produtos e serviços disponibilizados na feira.