Prefeito entrega certificado para ganhadores de prêmio nacional

19/01/2006 17:38:26 - Jornalista: Janira Braga

Depois de ser apontado pelo Unicef como o município que tem a melhor qualidade de vida do Estado do Rio para crianças de zero a seis anos, Macaé teve destaque nacional, desta vez, com a juventude. Nesta quinta-feira (19), o prefeito Riverton Mussi entregou, no gabinete, o certificado de premiação para os quatro estudantes da cidade que tiveram destaque no 5º Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito, de 2005.

Magda Cristina Mendonça, de 14 anos, aluna da 8ª série do Colégio Municipal Ivete Santana, no distrito Frade, faturou a primeira colocação na categoria redação de 7ª e 8ª séries nas classificações municipal, estadual e federal. “Meu tema foi ‘A qualidade de Vida e o Trânsito’. Já recebi o prêmio em Brasília e fico feliz de contribuir para a discussão deste assunto”, afirmou.

A aluna do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Matias Neto, Luiane Oliveira, de 15 anos, ganhou prêmio na categoria de Ensino Médio como melhor paródia. Ficou também em primeiro lugar nos concursos municipal e estadual. “Fiz uma paródia sobre segurança no trânsito em cima da música Equalize, da Pitty”, contou Luiane, comentando que este concurso é importante para incentivar os alunos a desenvolverem manifestações culturais e a promover a conscientização.

O estudante macaense Rawlinson Santos de Assis, aluno de educação especial do Colégio Estadual Matias Neto e da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), ganhou o concurso na categoria educação especial. Portador de deficiência auditiva, Rawlinson ficou em primeiro lugar nas classificações municipal e estadual, na categoria desenho. “Acho excelente este concurso que também promove a inclusão social”, disse a mãe de Rawlinson, Lia Léa Santos de Assis.

Já a estudante Aline Machado, de 11 anos, da 7ª série do Colégio Barroco Lopes, recebeu também o prêmio de primeiro lugar nos âmbitos municipal e estadual, categoria história em quadrinhos da 5ª e 6ª séries. “Fiquei sabendo do projeto na minha escola, trabalhei o tema ‘O trânsito e a minha cidade’ e ontem fiquei sabendo que tinha ganhado o estadual também”, comemorou.

O prefeito Riverton Mussi destacou que a boa colocação dos estudantes macaenses no prêmio de abrangência nacional reflete o trabalho desenvolvido pela prefeitura, nas áreas de educação e de trânsito. “Todos nós fazemos parte do processo de educação da juventude macaense. Investimos em educação porque é uma área que dá retorno na formação do cidadão”, comentou o prefeito.