Prefeito irá disponibilizar uma sede para agência do Trabalho

02/02/2005 19:17:11 - Jornalista:

O prefeito Riverton Mussi recebeu hoje (dia 02-01), em seu gabinete, a visita do delegado Regional do Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro, Henrique Pinho que veio a Macaé apresentar O programa nacional do primeiro emprego. Além do delegado estiveram presente o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, da Industria e Comércio e Energia, Alexandre Gurgel, a subdelegada do Trabalho de Cabo Frio, Marli Tomassi e o vereador Maxwuell Vaz (PT). No encontro com o prefeito, o delegado expôs os principais problemas enfrentados pelo órgão no município como a ausência de uma sede.

O delegado aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito uma nova sede para a instalação de uma agência do Ministério do Trabalho na cidade. Em resposta à solicitação, o prefeito Riverton Mussi sinalizou de forma positiva. “O espaço físico, a prefeitura pode viabilizar “, garantiu o prefeito.

Em contrapartida, o delegado prometeu disponibilizar a subdelegada do Trabalho de Cabo Frio, Marli Tomassi a vir a Macaé duas vezes por semana para fazer a liberação de carteira de trabalho para estrangeiros. O delegado assumiu, também, o compromisso político de indicar Macaé entre as cidades candidatas a sediar uma subdelegacia do Trabalho.

Convênios - A parceria com o Ministério do Trabalho e a prefeitura será estabelecida também através da Secretaria de Trabalho e Renda. Segundo o secretário de trabalho e Renda, Cláudio Bogado, a proposta é oferecer, através doa Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET), a emissão de carteiras de trabalho, orientações ou até mesmo o preenchimento do seguro desemprego. “Também queremos formar convênios como o Programa do Ministério de Qualificação, oferecendo cursos à comunidade”, explica Bogado.

Como apoio da secretaria de Trabalho e Renda, a subdelegado do Trabalho de Cabo Frio, espera poder dar continuidade ao Programa Economia Solidária que busca identificar as cooperativas existentes no município assim como , as pessoas que trabalham na informalidade. “Nós pretendemos atuar dentro do Programa do Primeiro Emprego, com projetos que já temos, como o Sem Fronteira, e criar outros seguindo a Norma AS 8000, que trata da responsabilidade social”, ressaltou o secretário.