Prefeito quer criar Secretaria Municipal da Juventude

23/05/2005 15:06:19 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Representantes do movimento jovem de todo o município se reuniram no último sabado, dia 21, no Colóquio Macaé de Políticas Públicas para a Juventude, no auditório do Paço Municipal. O evento contou com a presença do prefeito Riverton Mussi, que disse que o município está na reta final para a implantação da Coordenadoria da Juventude, primeiro passo para a implantação da Secretaria Municipal da Juventude.

“A criação da Coordenadoria e, em seguida, da Secretaria, vai ajudar a administração a programar políticas públicas para a juventude”, afirmou o prefeito. Riverton lembrou ainda que a Prefeitura tem feito muito para os jovens. Ele citou como exemplo a Universidade Pública Municipal, cujas obras já começaram. O primeiro vestibular está programado para janeiro do ano que vem.

“Nosso objetivo é proporcionar o ensino gratuito para a juventude dentro de Macaé”, explica, mostrando que o município oferece transporte gratuito a jovens que estudam em outras cidades. São 45 ônibus à disposição destes estudantes. Ele lembrou também dos passes escolares oferecidos para estudantes do município.A qualificação profissional que a escola do trabalhador, no Lagomar, vai possibilitar para jovens e adultos é um projeto da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

Colóquio - Colaboraram para a realização do Colóquio a prefeitura de Macaé em parceria com a Konrad Adenauer, a Organização Brasileira de Juventude e a JulaD (Juventude Latino Americana pela Democracia). O evento surge da necessidade de trabalhar os temas educação, trabalho e juventude como bases de uma sociedade e educação, trabalho e renda e o primeiro emprego. Outro objetivo do Colóquio foi integrar jovens tanto de instituições governamentais quanto de não governamentais, visando proporcionar a eles uma visão das políticas públicas de juventude.

Segundo o consultor na área de políticas públicas da Arquidiocese de São Paulo, Carlos Ibraim, é necessário captar da sociedade as demandas da juventude para realizar ações concretas como o emprego. Já Sandro Resende (primeiro secretário municipal de juventude do país, em 1997 em Goiânia, e primeiro secretário estadual de juventude do Brasil, em 1999 em Goiás) disse que as políticas públicas são um conjunto de ações voltadas para a formação integral do jovem. Para isso, são necessárias políticas de formação, emprego, acesso à saúde e combate à violência juvenil. O jovem deve ser protagonista na política, participando, opinando, sugerindo, criticando.

O representante da Fundação Konrad Adenauer, Gustavo Santos, de 31 anos, disse que a entidade busca promover a democracia , o estado de direito, através de seminários com especialistas em política e em economia. O resultado destes estudos é publicado em livros da fundação, que é alemã e tem escritórios em mais de 70 países. Ele disse ainda que é objetivo da Konrad Adenauer formar jovens politicamente, encorajando-os a conhecer e participar dos partidos políticos, das associações e ONGs, tudo baseado na conscientização da própria cidadania. “A política é uma arte nobre, os jovens não podem vê-la como algo sujo”, conclui.

Estiveram presentes ao Colóquio o ex-prefeito Silvio Lopes, o deputado estadual Glauco Lopes, o coordenador do plano diretor, Hermeto Didonet, o presidente da Macaé-Tur, Paulo Longobardi, o secretário Municipal de Trabalho e Renda Cláudio Bogado, o presidente da Funemac Jorge Aziz, o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia Alexandre Gurgel, a secretária municipal de Educação, Milmar Madureira, entre outros.

Observadores estrangeiros também se fizeram presentes. A representante da juventude do partido democrata americano Maria Milagro, Jonh Suares representando a Juventude para Liberdade e Democracia em Cuba participaram dos seminários, realizados na tarde de sábado. Junto com eles também estava o brasileiro Igor Torres, coordenador geral do Laboratório de Aprendizado Político do Instituto Teotônio Vilela, do Senado Federal. De Macaé, foram ao Colóquio jovens representantes da Igreja Católica, da Igreja Presbiteriana, do Grupo de Escoteiros, além dos jovens que organizaram o evento, como Hélio Márcio e sua equipe.