Prefeito quer parceria com o Estado e União para a saúde de Macaé

29/04/2005 16:18:06 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

Representantes dos 92 municípios do Estado se reuniram em Macaé, nesta sexta-feira (29), no II Encontro de Secretários Municipais do Estado do Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, aconteceu no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Na solenidade de abertura, o prefeito Riverton Mussi disse que Macaé precisa de parcerias para manter a qualidade dos serviços na área de saúde do município, já que a cidade é pólo de referência da região e atende os municípios vizinhos sem qualquer ajuda. Ele acrescentou que os municípios devem participar dessa parceria, cada um colaborando conforme a disponibilidade, mas o Estado e a União têm que ser os maiores parceiros.

- O Hospital Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva é referência no Estado e um dos melhores do país, mas caso as parcerias não aconteçam vai chegar o momento de tomar medidas mais enérgicas quanto ao atendimento aos municípios vizinhos, pois não vamos permitir que isso interfira na qualidade do atendimento à população macaense – disse Riverton.

O prefeito disse ainda que tem buscado um contato com o Governo do Estado sem muito sucesso e solicitou aos representantes do Ministério da Saúde para que venham conhecer a situação em que se encontra a saúde ou que abram as portas do Ministério para que possa visitá-los e pedir recursos para a saúde de Macaé.

O secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse Encontro para os secretários de Saúde dos municípios, esperando que possam tirar dúvidas e levar orientações pertinentes à questão do SUS.

O presidente do Cosems/RJ Valter Lavinas, disse que os desafios enfrentados pelos municípios no processo de efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam aspectos que tanto evidenciam a complexidade dos problemas a serem superados para a consolidação de um sistema público universal, eqüânime e descentralizado, como denotam um processo extremamente rico de transformações concretas nas políticas de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cardoso, conhecer as dificuldades e da preocupação do prefeito em solucionar esta situação, que Macaé não pode mais fugir de ser pólo de saúde na região, mas as parcerias a nível de recursos têm que acontecer e não somente o de receber pacientes dos municípios vizinhos. Que a cidade é rica sim, mas os problemas sociais também são enormes e que muito mais ricos são o Estado e a União e os recursos não aparecem. Eduardo Cardoso parabenizou a primeira-Dama, Márcia Moraes, pelo empenho junto à secretaria de Saúde para trazer o Centro de Assistência de Controle a Oncologia (Cacon) para o município.

Participaram do Encontro representando o Ministro da Saúde, Humberto Costa - José Carlos de Moraes; o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistema da Secretaria de Atenção, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, o secretário Substituto de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde; Eliane Ribeiro Almeida, diretora de convênio do Núcleo do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Representando o presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Eduardo Barbosa Linhares.