Prefeito recebe bandas premiadas em concurso

31/05/2005 18:39:57 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi recebeu na tarde desta terça-feira (31) os integrantes das corporações musicais Ancyra Gonçalves Pimentel e Oscar Cordeiro, ganhadores de prêmios no 12º Concurso de Bandas e Fanfarras de Cachoeiras de Macacu, realizado no final de semana. As bandas são de escolas municipais de mesmos nomes e fazem parte do projeto Banda na Escola, da prefeitura.

- Investimos em projetos culturais por acreditar que as manifestações artísticas contribuem para a formação, não só do aluno, mas do cidadão – destacou o prefeito, parabenizando os integrantes das bandas.

A Secretária de Educação, Milmar Pinheiro, ressaltou que o objetivo de sua pasta é, além de fornecer um ensino de qualidade, dar oportunidade para os alunos fazerem outra atividade cultural em paralelo. “Investimos em artes, esporte, música e em outras manifestações culturais para enriquecer as atividades dos alunos”, afirmou, acrescentando que além das duas bandas que ganharam os prêmios, a secretaria desenvolve o projeto de bandas em outras 13 escolas.

A Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel ganhou durante o concurso, na categoria tambores, os prêmios de primeiro lugar em balizador e também em regente-mor; segundo lugar em banda e em regência. A corporação também levou o terceiro lugar em corpo coreográfico.

Fazem parte da Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel 120 alunos com idade a partir de 11 anos. “Trabalhamos com crianças e adolescentes carentes, levando cultura e lazer. Elas ocupam o tempo ocioso com arte musical e expressão corporal”, afirmou um dos regentes da banda, Luiz Carlos Silva.

A Corporação Musical Oscar Cordeiro ganhou os prêmios de primeiro lugar de banda, corpo coreográfico, regente-mor, maestro e balizador. Todos os prêmios, conquistados no mesmo concurso, são da categoria de percussão. Também fazem parte desta banda 120 alunos.

O coordenador das bandas nas escolas, Jamil Dias, comentou que esse foi o primeiro concurso que os alunos participaram neste ano. “Estamos trabalhando para conquistar mais prêmios”, disse.