Prefeito Riverton Mussi recebe comitiva da UFF

19/01/2005 18:59:21 - Jornalista:

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi Ramos recebeu ontem, em seu gabinete, o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues e o presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), Jorge Aziz, com o objetivo de discutir a permanência do curso de Direito em Macaé.

O Reitor veio acompanhado do diretor da Faculdade de Direito, Márcio Brandão Ribeiro, dos Coordenadores, Chefes de Departamentos e, também, do presidente da OAB/Macaé Gualter Schelles.

No primeiro momento da visita, Riverton Mussi se reuniu reservadamente com o Reitor Cícero Rodrigues e o professor Jorge Aziz e, juntos, traçaram as diretrizes que vão nortear a futura parceria entre o Governo Municipal e a Instituição Federal.

Esta primeira visita, segundo o presidente da Funemac, serviu para a comitiva conhecer o prefeito e as suas idéias, além das metas e os objetivos do novo governo dentro de um programa de ensino superior. “Numa mudança de gestão existe um protocolo formal de renovação dos laços de parcerias e dos compromissos. Vamos tentar avaliar qual é a melhor forma de atender as demandas que são de interesse da comunidade de Macaé”, explicou Aziz.

Para o Reitor Cícero Rodrigues a visita torna-se interessante, na medida que a universidade já possui dois cursos funcionando na cidade. “Estamos vindo para discutir a possibilidade de fecharmos uma parceria também com o município, nesse curso de Direito. Temos muito a oferecer e ajudar no desenvolvimento das políticas públicas que o prefeito Riverton vai implementar em seu governo”, declarou.

Já o prefeito Riverton Mussi disse ser de interesse do governo que a Universidade se estabeleça no município, mas, que seja feita de uma forma mais consistente. “A Prefeitura quer participar mais de perto desse processo de parceria, que já existe entre a Universidade e o Estado”, ressaltou.

No segundo momento da visita, já reunido com toda a comissão da Universidade Federal Fluminense (Curso de Direito), o prefeito Riverton Mussi admitiu que o interesse do governo é imenso, mas, “precisamos fazer alguns ajustes necessário para consolidar a manutenção do curso de direito em Macaé”.

O presidente da AOB/Macaé, Gualter Schelles, colocou a entidade a disposição para que todos possam trilhar o caminho do sucesso. “Saio desta visita mais otimista, pois, o prefeito Riverton sempre se mostrou sensível a esta situação”, disse.

A Prefeitura de Macaé e a Universidade Federal Fluminense são parceiras desde 1992, quando foi iniciado o processo de criação da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé). A Universidade Federal Fluminense é considerada hoje, uma das treze melhores do país no ramo da ciência e da pesquisa, tendo um potencial muito grande em termos educacional. O objetivo do novo governo é saber como que a Uff vai se engajar nesse projeto.

Riverton encerrou a visita dizendo que a intenção é crescer ainda mais na área do ensino superior. “Iniciaremos a construção do complexo universitário a partir de março, com o intuito de trazermos novos cursos para darmos a comunidade um ensino superior de qualidade”, finalizou.