Prefeitura agiliza instalação de galerias pluviais na Aroeira

05/03/2015 14:58:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Moisés Bruno

Obras de drenagem de águas pluviais visam minimizar impacto em caso de chuvas fortes

Continuam as ações da prefeitura para beneficiar a localidade conhecida como Buraca, na Aroeira. A prefeitura vem agilizando as obras, para que estejam concluídas antes do período de chuvas mais fortes, comuns na região nesta época do ano. As ações, sob a responsabilidade da secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, têm como objetivo solucionar os problemas de alagamentos que aconteceram na localidade no final de 2013, durante as fortes chuvas que inundaram a Rua Francisco Coelho Sobrinho e outras próximas.

As obras são de drenagem de águas pluviais. A prefeitura está instalando grandes galerias de cerca de três metros para escoamento das águas da chuva e pavimentando as ruas que recebem obras nos bairros Boa Vista e Nova Aroeira.

Para realizar as intervenções na Alcides Mourão, principal rua da Aroeira e de grande movimento de veículos, a prefeitura desviou o trânsito no trecho na descida do Jardim Santo Antônio e Nova Macaé, tendo como opção para os motoristas que vêm para o Centro subir à direita para o Jardim Santo Antônio ou à esquerda pela Rua das Acácias. Mais à frente, depois deste trecho, o trânsito na Alcides Mourão está liberado. Para minimizar os impactos no trânsito por conta das ações, a secretaria de Obras conta com o apoio da secretaria de Mobilidade Urbana.

As obras, que começaram na beira do Canal do Capote, na esquina da Rua das Acácias e Avenida Vitória Régia, seguindo até a Rua Francisco Coelho Sobrinho, onde começa a Buraca, estão, nesta semana, acontecendo na esquina da Alcides Mourão, onde as galerias se encontram, na esquina da Rua General Craveiro Lopes, com as já instaladas na Francisco Coelho Sobrinho.

As ações na Buraca acontecem por determinação do prefeito Dr. Aluízio, para evitar os alagamentos causados pelas enchentes de 2013, quando praticamente todas as casas foram alagadas.

Segundo o engenheiro Márcio Resende, da secretaria de Obras e fiscal das intervenções, a rede instalada tem aproximadamente dois quilômetros de extensão, com galerias de três metros por 1,50 metro de largura, do final da Rua das Acácias e margem do Canal do Capote até a Francisco Coelho Sobrinho e imediações. Quando todas as galerias estiverem instaladas, a prefeitura vai concluir as ações na Buraca, completando as ligações pluviais. As águas coletadas têm como destino final o Canal do Capote.

O prazo para término das obras é de 180 dias, definido pela Secretaria de Obras porque as intervenções são feitas em ruas com movimento intenso de pessoas e veículos e demandam tempo. O morador, há seis anos, da Rua General Craveiro Lopes, José Luiz Laurindo, vem acompanhando as obras na região e está satisfeito. “São obras excelentes, não tenho nada a reclamar. Temos algumas dificuldades, como sair de casa com veículos, mas tudo passa se a comunidade será beneficiada”, completou o morador.


Fotos Relacionadas