Prefeitura alerta contra doenças causadas por Aedes aegypti

27/11/2015 17:20:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Márcio Borges

Objetivo é intensificar combate ao mosquito Aedes aegypti

O aumento nos casos de microcefalia no Brasil originou um alerta de emergência em saúde pública de importância nacional. Uma das suspeitas é o contágio de gestantes pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que causa dengue. Em Macaé, o Secretario de Saúde, Pedro Reis e profissionais da saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (27), com o objetivo de traçar metas para prevenir possíveis casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Até o momento, em Macaé, não foram registrados casos da febre zika e da microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não existe um tratamento especifico, porém como os sintomas são parecidos com os da dengue, as medidas adotadas para o tratamento da zika são as mesmas da dengue.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, informou que todas as unidades de saúde do município estão orientadas a identificar os sintomas e em caso de alguma suspeita, o paciente é direcionado ao Hospital Publico Municipal (HPM), onde passará pelos exames necessários para a confirmação do caso.

De acordo com Pedro Reis, a principal medida a ser adotada para prevenir a doença é combater os focos e criadouros de mosquitos. “A dengue não é só problema do governo, mas também de toda a população, já que 80% dos focos estão dentro das residências. O objetivo agora é fazer um trabalho preventivo”, afirmou.

Os profissionais de saúde - médicos, enfermeiros e agente de endemias - estão recebendo cursos de formação continuada sobre o vírus zika e como orientar a população quanto à prevenção da doença.

A microcefalia é uma doença que afeta o bebê ainda em formação, fazendo com que ele cresça com uma má formação congênita no crânio, ficando menor do que o normal, que é superior a 33 cm. A doença pode ser efeito de fatores de diferentes origens, entre elas os vírus e bactérias.

O zika é um vírus novo no Brasil, os sintomas são similares aos da dengue e geralmente duram cerca de uma semana: dores de cabeça, muscular e nas articulações, febre e manchas no corpo. O zika apresenta também hiperemia conjuntival (olhos avermelhados).


Fotos Relacionadas