Prefeitura atua no Visconde beneficiando a população

24/03/2006 16:02:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

O Bairro Visconde de Araújo está recebendo melhorias da prefeitura, feitas pela Secretaria de Obras (Semob), como calçamento de ruas, construção de rede de drenagem e de esgoto e colocação de meio-fio. As ações visam melhorar a qualidade de vida dos moradores e também acabar com o acúmulo de barro nas ruas Lobo Júnior e outras das proximidades, quando chove mais forte.

Entre as ruas que receberam melhorias estão as A e B, no Bela Vista, onde a secretaria já concluiu o calçamento. Essas ruas, sem saída e localizadas atrás do Castelo,, receberam ainda meio-fio e construção de rede de drenagem e de esgoto.

Continuando seu trabalho no Visconde, a Semob já iniciou o calçamento com paralelepípedos, colocação meio-fio e reconstrução do canteiro central nas ruas da Vila San Maria, onde também foram separadas e reconstruídas as redes de esgoto e de drenagem, usando para isso uma rua de servidão.

Morador da Vila San Maria há oito anos, Edmilson Ribeiro Fernandes, diz estar muito satisfeitos com as obras, uma antiga reivindicação das 28 famílias, com cerca de 120 pessoas, ali residentes. Ele falou que a Rua de Servidão virava um mangue quando chovia mais forte e que a Vila, que fica numa área mais baixa, ficava cheia de lama. “O calçamento aqui, com certeza vai melhorar muito a nossa qualidade de vida”, disse o morador.

Associação de Moradores reconhece ação da Prefeitura no bairro

O presidente da Associação de Moradores do Visconde de Araújo, Marcos Rogério Junqueira Braga, o Gel, mostra sua satisfação com o atendimento da Prefeitura ao bairro. “A Prefeitura está presente no Visconde e temos que reconhecer isso” disse o presidente, ressaltando as ações já realizadas.

- A Prefeitura reformou a Praça do Rodo, está calçando e construindo rede de esgoto e de drenagem em duas ruas e na Vila San Maria, realizou acerto no calçamento da Vila Rangel e na Coronel José de Lima, além de trocar o calçamento, ampliou e trocou a rede de esgoto, que tem mais de 50 anos, efetuando a separação dessa rede da rede de drenagem. A comunidade está satisfeita, reconhecendo a atuação da prefeitura no Visconde – disse o presidente Gel, dizendo que, a partir do dia primeiro, a Associação estará com a sede aberta diariamente, das 8 às 17h. A sede fica em frente à Igreja Santo Antônio e ele diz que espera contar com a presença dos moradores ali, para levarem as solicitações, visando a melhoria do bairro.

Separação das redes de esgoto e de drenagem

O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, explica que os estudos topográficos realizados em vários locais do município que apresentam problemas de alagamento ou de acúmulo de lama quando chove indicaram a necessidade da separação das redes de esgoto e de drenagem, para melhorar o escoamento das águas e evitar que, com chuva forte, o esgoto acabe voltando para as casas. Ele orientou os trabalhadores da Semob que, quando forem realizados calçamentos ou qualquer serviço nas redes das ruas que as duas redes sejam separadas.

– Isso, com certeza, vai começar a melhorar os alagamentos em vários locais da cidade, facilitando o fluxo das águas pluviais – disse o secretário.