Prefeitura capacita agentes comunitários de saúde

20/03/2019 10:59:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Curso foi iniciado nesta terça e segue até julho

A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta terça-feira (19), a terceira edição do curso de Atualização em Saúde da Família dando continuidade ao processo de Educação Permanente dos profissionais que atuam nessa área. Oitenta agentes comunitários participam da capacitação. Até julho, num total de 100 horas presenciais, em 19 encontros, eles receberão conhecimento sobre temas afins do trabalho que desempenham. A avaliação final será no dia 6 de agosto.

O curso foi aberto no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e será ministrado uma vez por semana, todas as terças-feiras. O projeto acontece em parceria das secretarias municipais de Educação, por meio da Universidade Livre (Unilivre), da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, e de Saúde, através da Adjunta de Atenção Básica e a Coordenação Técnica da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Macaé tem cerca de 300 agentes. Desses, 200 já foram capacitados nas edições anteriores do projeto, assim como enfermeiros, e receberão o certificado no dia 9 de abril, às 10h.

O projeto é coordenado pela enfermeira Miriam Benjamim, da Ensino Superior, e a assistente social da Atenção Básica, Luzia Santana. Segundo elas, serão capacitados todos os agentes do município. O curso será ministrado por professores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e profissionais da rede de Atenção Básica do município.

O conteúdo programático do curso abordará as doenças da mulher, da criança, do idoso, do homem, as sexualmente transmissíveis, as provocadas por vetores, imunização e outras. A primeira aula desta edição foi ministrada pelo professor Paulo de Tarso, coordenador da Unilivre, que falou sobre “A Filosofia do Cuidado”. “A Filosofia é o amor pela compreensão e a Filosofia do Cuidado deseja cuidar com amor. Para isto vamos aprender o trabalho do cuidado em si ao cuidado do outro, das famílias, das comunidades e do município”, destacou.

Miriam Benjamin enfatizou a importância do conhecimento que os agentes levam para dentro da casa das famílias atendidas depois que finalizam o curso. “Tudo o que aprendem neste curso, imediatamente, os agentes começam a colocar em prática no cuidado diário das famílias que atendem. Isto é muito importante e é a missão da nossa secretaria: capacitar os servidores para sempre atender melhor a população, com conhecimento, sobretudo”, acrescentou.

Agente comunitária de saúde há quatro anos, no Sana, região serrana de Macaé, Gecimar Dames falou de como o curso pode contribuir para ampliar o seu conhecimento nas práticas de saúde. “É fundamental atualizarmos conhecimentos porque tudo no mundo está em constante mutação, incluindo as práticas e políticas de saúde. Estamos o tempo todo, todos os dias, na casa das pessoas, e precisamos saber o que fazemos porque trabalhamos com a saúde dos outros. Essa capacitação é muito importante, contribui para o atendimento em todos os sentidos, até mesmo para tirarmos dúvidas dos pacientes”, afirmou.


Fotos Relacionadas