Prefeitura concede primeiro selo do SIM à fábrica de queijo artesanal

23/07/2014 17:00:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Divulgação

A Fábrica de Laticínios Santa Rosa fica na Bicuda Pequena

O queijo da Fábrica de Laticínios Santa Rosa, localizada na Bicuda Pequena, região Serrana de Macaé, foi o primeiro a receber o selo do Serviço Inspeção Municipal (SIM). O SIM é o órgão responsável pela fiscalização das indústrias de alimentos de origem animal como carne, leite, mel, pescado, ovos e seus respectivos derivados fabricados dentro de Macaé. A proposta é atuar nos estabelecimentos de pequeno e médio porte para controlar as etapas de obtenção das matérias-primas, sua transformação, armazenamento e transporte.

De acordo com o proprietário da fábrica, Jayme Caldeira Machado, há 20 anos, ele e sua esposa, Ana Maria Amorim Leite, produzem queijos artesanais, porém, somente agora foi possível legalizar a miniempresa e, assim, fabricar outros itens, além da venda para o comércio formal da cidade. “Percebi que a Secretaria de Agroeconomia estava empenhada a ajudar os pequenos produtores. Os profissionais acompanharam todo o processo e orientaram. Vejo empenho e profissionalismo dos técnicos”, ressalta Jayme.

O proprietário ainda informa que para se adaptar as regras de legalização, o processo de fabricação mudou, como o uso do equipamento de pasteurização. Segundo Jayme, esse método é demorado, mas, além de necessário, as vantagens do resultado são significativas. “Com 100 litros de leite, fabricado da maneira antiga, eu conseguia produzir 20 queijos. Com a pasteurização, além de eliminar todas as bactérias, o número de queijos aumentou para 30. A durabilidade também foi elevada, de sete para quinze dias”, destaca.

Hoje, a fábrica de laticínios do sítio Santa Rosa produz uma média de 130 queijos por semana, e conta com o auxílio de dois funcionários. A proposta do proprietário é expandir, até o final de 2015, a produção de mais quatro produtos, como: queijo bola, mussarela, iogurte, queijo trança.



Exigência do SIM

De acordo com a Secretaria de Agroeconomia, todos os produtos de origem animal comercializados no município devem apresentar um dos selos de fiscalização: federal, estadual ou municipal. O consumidor deve ficar atento a esse detalhe importante para a saúde. Caso o item não esteja adequado a essa norma de vigilância sanitária, o estabelecimento deve ser denunciado por meio do número (22) 2762-0935(22) 2762-0935. Qualquer produtor interessado em registrar seu estabelecimento no SIM ou necessitar de orientações para iniciar um entreposto, pode entrar em contato com a secretaria e solicitar uma visita técnica. A equipe do SIM é composta por três médicos veterinários fiscais, pós-graduados na área de inspeção e tecnologia no processamento de produtos de origem animal como aves, carnes e pescados - o que inclui laticínios.


Fotos Relacionadas