Prefeitura de Macaé participa de Seminário do TCE, no Rio

15/03/2019 15:31:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Assessoria TCE

O evento discutiu planejamento e orçamento público

A equipe da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Macaé participou nesta quinta-feira (14), do Seminário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ): "Planejamento e Orçamento Público", realizado no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, no Rio de Janeiro. O evento contou com quatro palestras e debates.

De acordo com informações do secretário de Planejamento, José Manoel Alvitos, as palestras tiveram como finalidade principal demonstrar a visão não só dos órgãos fiscalizadores, mas também de quem toma a decisão.

"Eu e mais dois coordenadores da secretaria tivemos a oportunidade de participar de análises importantes, principalmente sobre os instrumentos legais que podem ser utilizados e, sobretudo, fazer uma análise da crise no Estado do Rio de Janeiro e seus reflexos. Discutimos também alternativas e soluções", pontuou.

O seminário apresentou as palestras: "A Inópia Fiscal Brasileira e o Papel dos Tribunais de Contas: Aposta no Modelo Institucional para Superação da Crise", ministrada por Dóris Coutinho; "Planejamento Público e Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Social: Desafios para o Estado do Rio de Janeiro", proferida por Mauro Osório; "Federalismo Fiscal e Dívida dos Estados", apresentada por Andrea Siqueira Martins e "Responsabilidade Fiscal e Políticas Públicas", tema exposto por Gustavo Gama.

Participaram do evento o vice-presidente e corregedor-geral do TCE-RJ, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento; o controlador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Cunha Barbosa a presidente da Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, Ana Paula Vasconcelos; a secretária-geral de Controle Externo do TCE-RJ, Talita Dourado Schwart; e a conselheira-substituta do TCE-RJ, Andrea Siqueira Martins, que também palestrou no evento.