Prefeitura desenvolve ações para Idosos

13/10/2005 15:04:21 - Jornalista: Sonia Braga

A Prefeitura de Macaé, em parceria com todas as secretarias promove na segunda-feira (17), na Praça Veríssimo de Mello, das 8h às 17h, ações direcionadas aos idosos. O foco principal será a nova proposta evidenciando a saúde na terceira idade: o tema do evento será a osteoporose, doença que faz com que os ossos fiquem frágeis, quebrando-se com mais facilidade. O evento, que aconteceria no dia 27 de setembro, Dia Internacional do Idoso, foi transferido devido à chuva.

Além das tendas que prestarão diversos tipos de atendimento ao idoso, será montado um local especialmente para Ouvidoria, onde os idosos poderão reivindicar e propor ações para o governo, como obras nas calçadas, obrigatoriedade do passe livre em ônibus. “Apesar de Lei que beneficia o idoso com a gratuidade nos coletivos, muitos motoristas não a respeitam, deixando-nos nos pontos. Principalmente quando tem um idoso sozinho”, explicou João Batista, que vem enfrentando esse tipo de dificuldade.

O evento foi idealizado pela secretaria municipal de Saúde, através do Programa de Atendimento Integral ao Idoso (Paisi), em parceria com outras secretarias. O Paisi é desenvolvido desde abril de 2002, sob coordenação da secretaria municipal de Saúde.